Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Azambuja quer ser incluída no adiamento da reabertura

30 mai, 2020 - 00:23 • Vítor Mesquita , Filipe d'Avillez

O Presidente da Câmara admite que não sabe se o seu concelho está abrangido na zona que vai reabrir mais tarde, por ainda ter focos de covid-19, mas diz que é urgente que assim seja.

A+ / A-

Veja também:


O concelho da Azambuja quer ser incluída na Área Metropolitana de Lisboa, para efeitos do adiamento da reabertura dos espaços comerciais e maiores medidas de desconfinamento, previstas para segunda-feira.

António Costa explicou esta sexta-feira que algumas medidas de desconfinamento que se vão aplicar ao resto do país, incluindo a abertura de centros comerciais e permissão de concentração de maior número de pessoas, não entrarão em vigor na Área Metropolitana de Lisboa, por ainda existirem zonas com focos de contágio e o número de novos casos continuar a aumentar.

Segundo Luís de Sousa, presidente da Câmara da Azambuja, o seu concelho encaixa nessa descrição. O problema é que o autarca não sabe se para estes efeitos a Azambuja está incluída na Área Metropolitana de Lisboa, ou não.

“Amanhã ou segunda-feira irei falar com alguém ligado ao Governo, porque nós na Azambuja numas coisas somos da Lezíria do Tejo, para outras somos Área Metropolitana de Lisboa e eu não sei neste momento se o senhor primeiro-ministro englobou a Azambuja”, diz.

Apesar da proximidade, tecnicamente, o município não está incluído nesse contexto administrativo. No entanto, o autarca Luís de Sousa refere que a medida é fundamental. “A Azambuja tem de ser incluída na Área Metropolitana de Lisboa e não abrir. E temos aqui o Carregado, por exemplo, que tem aqui um Centro Comercial muito grande e eu vejo as pessoas que infelizmente parece que não fazem caso do que as outras dizem e continuo a vê-los em grupos bastante grandes, sem máscaras, por isso isto preocupa-nos bastante.”

Luís de Sousa explica que o atual quadro de contágio já ultrapassa as fronteiras do pólo industrial e vai nas próximas horas, ou no arranque da semana fazer o pedido ao Governo. “Neste momento já se viram mais quatro casos infetados dentro da freguesia da Azambuja, mais dois em Aveiras de Cima e esta tarde, ao anoitecer, fui informado que temos aqui num bairro social uma família de etnia cigana com dois infetados. Estou preocupado porque têm muitas crianças, a família é numerosa e, portanto, não sei como é que atitudes é que as autoridades irão tomar acerca da vigilância destas famílias.”

A Renascença tentou esclarecer a questão junto do Governo. A resposta foi que as medidas não abrangem Lisboa e Vale do Tejo, mas sim da Área Metropolitana. A Renascença insistiu então, para saber se Azambuja e Alenquer estão incluídos, mas ainda não obteve resposta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+