Tempo
|
A+ / A-

Seis concelhos de Bragança e Faro em risco muito elevado de incêndio

29 mai, 2020 - 09:12 • Lusa

Em causa estão os concelhos de Torre de Moncorvo (Bragança), Loulé, Tavira, São Brás de Alportel, Alcoutim e Castro Marim (Faro).

A+ / A-

Seis concelhos dos distritos de Faro e Bragança apresentam, esta sexta-feira, um risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em causa estão os concelhos de Torre de Moncorvo (Bragança), Loulé, Tavira, São Brás de Alportel, Alcoutim e Castro Marim (Faro).

O IPMA colocou também vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Castelo, Branco, Portalegre, Guarda, Coimbra, Viseu, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança e Santarém em risco elevado.

Segundo o IPMA, pelo menos até ao fim de semana vai manter-se o risco de incêndio muito elevado em vários concelhos do continente.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou os distritos de Braga, Leiria, Lisboa e Setúbal sob aviso amarelo até às 21:00 de hoje devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde, em especial no interior norte e centro, onde há condições para ocorrência de aguaceiros e trovoada.

Está também previsto vento em geral fraco, sendo temporariamente do quadrante leste até meio da manhã, soprando por vezes moderado de noroeste no litoral oeste durante a tarde.

Nas terras altas, prevê-se vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando para o quadrante norte a partir da manhã, e sendo por vezes forte nas regiões centro e sul a partir do final da tarde.

A previsão aponta ainda para uma descida da temperatura máxima em alguns locais da faixa costeira ocidental.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 17 graus Celsius (em Bragança e Leiria) e os 22 (em Portalegre e Lisboa) e as máximas entre os 27 (no Porto) e os 35 (em Braga e Santarém).

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+