Tempo
|
A+ / A-

"Lisboa, temos um problema". Cinco pontos para entender o adiamento da reabertura

29 mai, 2020 - 21:30 • Joana Gonçalves

O número de novos casos na região de Lisboa e Vale do Tejo continua a aumentar e atingiu os 92% face ao total do país, esta sexta-feira. Mais de 35% dos casos ativos em Portugal concentram-se nesta região, que é também a única onde não se verifica uma descida contínua do número de óbitos. Já são conhecidas as medidas a adotar na terceira fase de desconfinamento, com início a 1 de junho.

A+ / A-

Veja também:


Uma taxa de contágio superior a 1, o mais elevado número de casos ativos do país e um aumento significativo de infeções diárias são alguns dos critérios apontados pelo primeiro-ministro, António Costa, para o atraso na implementação da terceira fase de desconfinamento na Área Metropolitana de Lisboa (AML).

Portugal prossegue com a reabertura gradual da economia na próxima segunda-feira, dia 1 de junho, com exceção de Lisboa que arranca a meio gás e com regras especiais.

O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo primeiro-ministro, em conferência de imprensa. Após o Conselho de Ministros, António Costa adiantou que os centros comerciais e as Lojas do Cidadão vão continuar encerrados na região da Grande Lisboa pelo menos até 4 de junho e será feito um reforço da vigilância epidemiológica em obras de construção civil e trabalho temporário.

Os ajuntamentos estão limitados a 10 pessoas, enquanto no resto do país passam para 20.

Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oerias, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira são os concelhos abrangidos pelas medidas excecionais.

1 - Mais de quatro mil casos ativos

Depois de uma quebra de mais de nove mil casos ativos no passado domingo, 24 de maio, a que se seguiram dois dias de decréscimo sucessivo do número de doentes infetados com o novo coronavírus, Portugal volta a observar um aumento neste indicador.

A região de Lisboa e Vale do Tejo é aquela que concentra mais infetados, com aproximadamente 4.400 casos ativos de Covid-19 (37%), num total de 11.652 em todo o país.

A atualização dos dados foi feita esta sexta-feira na habitual conferência de imprensa da DGS, pela diretora-geral da Saúde.

"A zona de Lisboa e Vale do Tejo tem cerca de 4.400 doentes ativos, que ainda não foram dados como recuperados. Por sua vez, recuperaram 5.700 e voltaram à sua vida normal. À data, 346 morreram nesta região. É uma situação complexa porque tem diversas causas”, adiantou Graça Freitas.

Evolução de novos casos diários de Covid-19 por região

2 - Maior aumento de novos casos diários

Loures (+48), Lisboa (+34), Amadora (+29), Odivelas (+16), Seixal (+16), Oeiras (+12) e Almada (+10) são os concelhos com maior aumento no número de infetados nas últimas 24 horas, segundo a lista da DGS. Os sete pertencem à Área Metropolitana de Lisboa e, no seu conjunto, somam 165 novos casos em apenas um dia.

É também na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) que se concentram 323 dos 350 novos infetados de Covid-19: 92% do total em Portugal.

Juntos, Loures, Lisboa e Amadora somam mais 111 casos nas últimas 24 horas.

Graça Freitas deixou, por isso, um apelo à população, principalmente a mais jovem, para que evite concentrações, que se têm verificado na zona de Lisboa e Vale do Tejo e que contribuem para o aumento de casos.

"Nem todos os casos são em obras e empresas, muitos são no seio da comunidade. Há uma tendência para aliviar o comportamento. Ajuntamentos e aglomerados estão contra-indicados. Os jovens têm tendência a ter doença mais ligeira, mas podem transmitir a pessoas mais idosas, grupos de risco, e perpetuar a transmissão. Não se está a conseguir evitar o risco das pessoas se concentrarem noutros espaços ou até ao ar livre. Tem-se assistido à concentração de pessoas para lá do que é desejado", alertou.

3 - "Única região sem descida contínua do número de óbitos”

"Lisboa e Vale do Tejo é a única região do país onde não se verifica uma descida contínua do número de óbitos, há aliás uma ligeira inversão da curva", informou o deputado Ricardo Batista Leite, do PSD, esta quinta-feira, depois da reunião com os especialistas do Infarmed.

A propósito do atraso no desconfinamento da região de Lisboa, o social-democrata afirmou que "a vigilância epidemiológica é de fundamental importância, assim como eventualmente, para esta região ou pelo menos para alguns dos concelhos, considerar-se o atrasar das medidas prevista para dia 1 de junho".

No final da reunião no Infarmed, também o Presidente da República se mostrou preocupado com "evolução recente" da pandemia de Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo.

A visão global em Portugal "é positiva", mas há "preocupação em relação a evolução recente em Lisboa e Vale do Tejo", declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

"Não se pode falar de descontrolo na região Lisboa e Vale do Tejo, há surtos localizados, conhecidos, com cadeias de transmissão que estão a ser acompanhados e com a preocupação de prevenir", sublinhou o Presidente da República.

Evolução de casos ativos em Portugal

4 - Focos em empresas e bairros sociais

A região de Lisboa e Vale do Tejo tem vários focos identificados, em algumas empresas da Azambuja e em três bairros da margem Sul.

Na terça-feira, Graça Freitas adiantou que foram identificados três focos comunitários na área abrangida pelo Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal, com um total de 32 pessoas infectadas, 16 dos quais no bairro da Jamaica.

"Seis grandes obras [na zona de Lisboa e Vale do Tejo] concentram cerca de 130 doentes, 340 casos em empresas, como no pólo da Azambuja, em lares e em bairros", acrescentou esta sexta-feira a directora-geral da Saúde.

Apesar do concelho da Azambuja apresentar mais de 70 casos confirmados e concentrar um dos focos identificados pela DGS, o município não entra na lista de concelhos com restrições especiais na terceira fase de desconfinamento apresentada pelo primeiro-ministro, uma vez que não integra a Área Metropolitana de Lisboa.

Impedir que as pessoas se concentrem em cafés é uma das medidas admitidas pelo delegado de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Mário Durval, para contrariar o aumento do número de contágios em bairros mais desfavorecidos da Grande Lisboa.

A associação de moradores de Vale de Chícharos, no Seixal, defendeu esta quarta-feira que o bairro, mais conhecido como Jamaica, deveria ser “isolado” e limitado aos moradores, responsabilizando as “pessoas que vêm de outros concelhos” pelo foco de infeção de covid-19.

5 - O pico ainda está para vir

Um estudo da Universidade Nova de Lisboa e da COTEC Portugal revela que o pico da pandemia só ocorrerá no final de junho e Lisboa lidera em número de novas infeções.

"Claramente há um surto em Lisboa, esse surto parece estar restringido à região de Lisboa e em particular a um conjunto também limitado de municípios da região o que, por si, também é positivo. Não se trata de uma nova vaga de epidemia que afete toda a região de Lisboa e Vale do Tejo ou mesmo todo o país, está muito confinado a esses municípios", diz à Renascença um dos coordenadores deste estudo, Pedro Simões Coelho.

Segundo os responsáveis pelo estudo, a boa notícia é que a taxa de reprodução da infeção R(t) se mantém pouco acima de 1, o que não indicia a existência de cadeias de transmissão descontroladas, nem antecipa um novo crescimento exponencial da epidemia.

Por outro lado, os modelos que combinam informação epidemiológica com dados sobre a mobilidade dos portugueses – com recurso ao histórico de localização da Google – não indiciam a existência de uma correlação positiva entre o aumento de novos casos e o atual momento de desconfinamento.

Pedro Simões Coelho garante que "não existem diferenças significativas entre as regiões do país, no que diz respeito ao aumento da mobilidade dos portugueses" o que prova duas coisas. Por um lado, "o desconfinamento não trouxe riscos acrescidos ao crescimento da epidemia", mas o caso de Lisboa evidencia que "se não tivermos determinados cuidados facilmente poderão aparecer outros surtos localizados no resto do país".

Portugal entra na terceira fase de desconfinamento na próxima segunda-feira, dia 1 de junho.


Situação por região

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+