Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Ginásios reabrem na segunda-feira com balneários fechados

29 mai, 2020 - 18:00 • Eduardo Soares da Silva

Anúncio foi feito por António Costa, em conferência de imprensa após o conselho de ministros desta sexta-feira.

A+ / A-

Veja também:


Os ginásios vão reabrir na segunda-feira, dia 1 de junho, anunciou o primeiro-ministro António Costa, depois do conselho de ministros desta sexta-feira.

"Foram fixadas regras específicas de interdição do uso de balneários. Pode haver uma distância de segurança entre cada um dos praticantes, normas de desinfeção, de proteção individual para os funcionários dos ginásios, e também para os seus frequentadores nas entradas e saídas, embora não durante a prática da atividade desportiva", diz António Costa.

A decisão governamental vai ao encontro da expetativa dos ginásios, depois de uma reunião com a direção-geral da Saúde, na última semana, sendo que não existia uma data definida para a sua reabertura.

“Constatámos que a nossa posição está muito próxima da DGS, concordamos na grande maioria dos princípios e por isso estamos em crer que não será difícil chegar a uma proposta comum”, disse à Renascença José Carlos Reis, presidente da Associação de Ginásios e Academias de Portugal.(AGAP).

"Reagimos com muita satisfação e responsabilidade porque temos que ser agora meritórios desta confiança que o governo nos atribuiu. Vamos ter que cumprir escrupulosamente todas as medidas que a DGS emanar. Isso é muito importante para restabelecer a confiança dos nossos clientes. Temos que trabalhar em segurança absoluta para que possamos restabelecer novamente os índices de frequência dos nossos clubes”, acrescentou.

Os ginásios foram um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19. De acordo com um questionário da AGAP, a faturação verificou uma queda de mais de 75%

Dos 1.200 associados da organização, 440 responderam ao inquérito e os resultados mostram que 62% dos espaços sofreram uma forte quebra na faturação e que 85% optaram por recorrer ao "lay-off"para diminuir os encargos mensais.

Portugal verifica 31.946 casos confirmados de Covid-19, de acordo com a última atualização da Direção-Geral de Saúde. Deste valor, há 11.652 casos ativos e 18.911 casos recuperados. 1.383 pessoas morreram devido ao novo coronavírus.

MAPA DA COVID-19

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+