Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro dos Negócios Estrangeiros

UE considera que decisão da China põe em risco autonomia de Hong Kong

29 mai, 2020 - 13:51 • Redação com Lusa

O ministro dos Negócios Estrangeiros português explica que a lei de segurança nacional para Hong Kong não está em conformidade com o princípio "um país, dois sistemas".

A+ / A-

A União Europeia (UE) considera que a aprovação pela China da lei de segurança nacional de Hong Kong não está em conformidade com o princípio "um país, dois sistemas", segundo disse à Lusa, esta sexta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros português.

“A posição que a UE hoje [esta sexta-feira] assumiu é de que essa decisão chinesa não está conforme com a lei básica de Hong Kong, com os termos que foram negociados para a transferência da administração britânica de Hong Kong para a chinesa”, disse Augusto Santos Silva.

O ministro falava à Lusa após a reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros da UE que se realizou esta sexta-feira, por videoconferência.

“A nosso ver, a Assembleia do Povo põe em risco o princípio ‘um país, dois sistemas’ e, portanto, a autonomia elevada que Hong Kong deve ter no quadro institucional chinês”, acrescentou Augusto Santos Silva.

Também já os Estados Unidos, na pessoa do Presidente, Donald Trump, e o Japão advertiram a China para que não siga em frente com a decisão, que já gerou bastantes protestos pró-democracia. O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas discute, esta sexta-feira, a lei de Pequim para Hong Kong.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+