Tempo
|
A+ / A-

Noruega e Dinamarca reabrem fronteiras mas excluem turismo da Suécia

29 mai, 2020 - 17:22 • Redação com Reuters

Mais de 4 mil suecos morreram de Covid, cerca de quatro vezes mais do que os outros países nórdicos juntos. Governante sueca diz que a decisão é "política" e não justificável por razões de saúde.

A+ / A-
Veja também:

A Noruega e a Dinamarca vão abrir a fronteira a turistas que decidam viajar entre os dois países, mas o turismo vindo da Suécia, onde o número de infeções é mais alto, vai continuar restrito.

Durante duas conferências de imprensa que decorreram em simultâneo, o primeiro-ministro dinamarquês Mette Frederiksen e a sua homóloga norueguesa Erna Solberg anunciaram que a maiora das restrições irão acabar no dia 15 de junho.

A Dinamarca vai também abrir a fronteira a turistas da Alemanha e da Islândia. Todos os visitantes estrangeiros terão de marcar pelo menos seis noites de alojamento antes de chegarem e não vão poder ficar na capital, Copenhaga, onde estão localizados a maioria dos casos de Covid-19 naquele país.

Turistas da Suécia não poderão ainda visitar os países. O primeiro-ministro dinamarquês disse aos jornalistas que os dois países estão em posições muito diferentes no que toca ao coronavírus.

Mais de 4 mil suecos morreram de Covid-19, cerca de quatro vezes mais do que os outros países nórdicos juntos.

Na terça-feira, a ministra das Relações Exteriores da Suécia, Ann Linde, alertou que excluir a Suécia de movimentos para abrir fronteiras na região nórdica seria uma decisão política e não justificável por razões de saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+