Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Cientistas questionam estudo da Lancet sobre hidroxicloroquina

29 mai, 2020 - 13:55 • Lusa

Signatários de carta aberta enumeram pontos que consideram problemáticos, incluindo a ausência de "revisão ética", e pedem que a OMS crie um grupo de trabalho para fazer uma análise independente aos resultados do estudo.

A+ / A-

Dezenas de cientistas publicaram uma carta aberta expressando preocupações sobre os métodos do estudo publicado na revista “Lancet”, que levou à suspensão de ensaios clínicos com hidroxicloroquina, ao qual apontam a ausência de “revisão ética”.

Divulgado em 22 de maio, o estudo da “Lancet” baseia-se em dados de cerca de 96.000 pacientes hospitalizados entre dezembro e abril em 671 hospitais e compara a condição daqueles que receberam tratamento com os pacientes que não receberam, concluindo que a controversa hidroxicloroquina não parece ser benéfica para pacientes com Covid-19 e pode até ser prejudicial.

O impacto deste estudo "levou muitos investigadores em todo o mundo a examinar detalhadamente a publicação em questão", escrevem os autores da carta aberta, publicada na quinta-feira à noite.

"Este exame detalhado levantou questões de metodologia e de integridade dos dados", apontam os cientistas citados pela Agência France Presse, antes de fazerem uma lista de pontos que consideram problemáticos, desde a recusa dos autores em dar acesso total aos dados até à ausência de "revisão ética".

Observando que a cobertura dos media a este estudo causou "considerável preocupação entre pacientes e participantes" nos ensaios clínicos, os investigadores pedem que a Organização Mundial da Saúde (OMS), ou outra instituição "independente e respeitada", crie um grupo de trabalho para fazer uma análise independente aos resultados do estudo.

Entre os signatários desta carta aberta estão clínicos, estatísticos e outros investigadores de todo o mundo, desde Harvard ao Imperial College de Londres.

"Tenho sérias dúvidas sobre os benefícios de um tratamento com cloroquina/hidroxicloroquina para a Covid-19 e mal posso esperar que essa história termine, mas acredito que a integridade da pesquisa não pode ser invocada apenas quando um artigo não vai na direção dos nossos preconceitos", comentou no Twitter o professor François Balloux, da University College of London.

Além disso, "foi com o coração pesado que adicionei o meu nome à carta aberta", acrescentou.


Entre os signatários também está o francês Philippe Parola, colaborador em Marselha de Didier Raoult, promotor francês da hidroxicloroquina que contribuiu amplamente para popularizar este tratamento.


Estudo suspende tratamentos em vários países

A publicação do estudo na “Lancet”, na semana passada, levou a OMS a "suspender" temporariamente, por precaução, a inclusão de novos pacientes em ensaios clínicos com hidroxicloroquina realizados com seus parceiros em vários países.

Em consequência, a França decidiu proibir a molécula no tratamento da Covid-19.

Também em Portugal, após a posição da OMS, o Infarmed e da Direção-Geral da Saúde decidiram suspender o uso da hidroxicloroquina em doentes com Covid-19.

A recomendação do Infarmed e da DGS restringe-se ao uso deste medicamento apenas em doentes com covid-19, sublinhando-se que “os doentes que estavam a ser tratados com hidroxicloroquina para outras patologias, doenças autoimunes como lúpus eritematoso sistémico, artrite reumatoide e malária, para as quais estas moléculas estão aprovadas, não devem interromper o seu tratamento”.

Os autores do estudo da “Lancet” dizem “não ter conseguido confirmar o benefício da hidroxicloroquina ou da cloroquina” nos doentes analisados, apontando um acréscimo de efeitos adversos potencialmente graves, incluindo “um aumento da mortalidade”, durante a hospitalização de doentes com Covid-19.

As conclusões do estudo vão agora ser confirmadas através de ensaios clínicos aleatorizados e controlados, pelo que a suspensão da hidroxicloroquina será revista à luz da revisão do Comité de Monitorização da Segurança da OMS prevista para junho.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 357 mil mortos e infetou mais de 5,7 milhões de pessoas em todo o mundo. Mais de 2,2 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, os últimos dados apontam para um total de 31.946 casos e 1.383 mortes desde que o novo coronavírus chegou ao país.

Face aos números de quinta-feira, são mais 14 óbitos e 350 doentes – o número mais alto neste parâmetro (novos casos) desde 8 de maio, o que supõe um aumento de 1,1%.

O relatório desta sexta-feira revela também uma subida de 274 pessoas recuperadas, para um total de 18.911. Ou seja, 59,2% das pessoas diagnosticadas com Covid-19 já recuperaram.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+