Tempo
|
A+ / A-

Covid-19 deixa mais de 129 mil empresas em risco de incumprimento

29 mai, 2020 - 13:19 • Sandra Afonso

As contas são da Iberinform, segundo a qual os negócios ligados ao turismo são os mais afetados, enquanto setores ligados à alimentação, saúde e higiene se mantiveram mais estáveis.

A+ / A-
Veja também:

A economia portuguesa sofreu uma recessão que alterou a avaliação de mais de 129 mil negócios, diz a Iberinform. “Pelo menos 25% do tecido empresarial apresenta risco elevado de incumprimento e 44% risco médio", indica nesta sexta-feira a empresa especialista em gestão de risco.

O crédito também é um problema, uma vez que menos de um terço (31%) enfrenta a atual crise com garantias e mantém valores que permitem considerar que têm um risco de crédito baixo.

A avaliação da Iberinform tem em conta as novas políticas de financiamento, as condições de pagamento e as vendas ou compras em todos os agentes da cadeia de valor.

No estudo publicado nesta sexta-feira, a empresa conclui que os negócios mais afetados pela atual crise pandémica estão nas áreas do turismo (restauração e alojamento), serviços de lazer, comércio extra alimentação, imobiliário e construção.

Ao todo, 65% das empresas registam alteração do nível de risco.

Menos afetados surgem os setores ligados à alimentação (agricultura, indústria alimentar, comércio alimentar) e saúde e higiene: 80% mantêm o nível de risco e para 43% este risco é considerado baixo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+