Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mogadouro dá vales de desconto às famílias mais carenciadas

28 mai, 2020 - 14:45 • Olímpia Mairos

A medida da autarquia visa também apoiar o comércio local.

A+ / A-

As famílias carenciadas do concelho de Mogadouro vão receber vales de desconto para adquirem produtos de primeira necessidade no comércio local.

De acordo com o presidente da autarquia, Francisco Guimarães, “os vales de desconto serão destinados às famílias cujo rendimento seja inferior a 200 euros, com valores destinados a cada elemento do agregado e que se situam entre os 30 e os 50 euros mensais, tendo início no primeiro dia de junho e prolongando-se até 30 de setembro”

A atribuição de vales de compras, por parte da autarquia, visa apoiar também o comércio local, afetado pela pandemia da Covid-19.

“Pretendemos ajudar diretamente as famílias que estão a passar por dificuldades devido aos efeitos da situação pandémica que o país atravessa e que se refletem na economia familiar e, ao mesmo tempo, vamos contribuir para impulsionar o comércio local, onde estes vales poderão ser descontados”, assinala o autarca.

Para atribuição dos vales será tida em conta a idade dos elementos do agregado familiar. Assim até aos até aos três anos de idade, o valor do vale é de 50 euros; dos três anos aos 18 anos, será de 40 euros; para os adultos, o valor é de 30 euros.

“Uma família composta por dois adultos e uma criança de três anos de idade receberá 110 euros mensais”, exemplifica o presidente da Câmara de Mogadouro.

Os vales serão atribuídos a partir de 1 de junho e manter-se-ão em vigor até 30 de setembro.

“Vamos ter vales monetários de 10, 20 e 50 euros para poderem usufruir, sendo que as pessoas, ao irem ao seu comércio local, terão que obrigatoriamente descontar em bem de primeira necessidade”, reforça o autarca.

O presidente da autarquia de Mogadouro avança ainda que está a ser estudada a forma de ajudar as empresas do concelho.

“Mogadouro tem microempresas e algumas passaram e estão a passar dificuldades e, sem pôr em causa os investimentos que a autarquia tem em curso, vamos ver como incrementar essa ajuda”, adianta.

O município já isentou de taxas municipais a ocupação do espaço público por esplanadas até 35 metros quadrados, assim como o pagamento das taxas relativas a licença de construção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+