Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Meteorologia obriga NASA a adiar lançamento do foguetão “Falcon Nine”

27 mai, 2020 - 21:38

Seria o primeiro lançamento de um foguetão comercial da história, e o primeiro lançamento de uma cápsula tripulada a partir de solo americano em mais uma década.

A+ / A-

A NASA (Agência Espacial Norte-Americana) cancelou o lançamento de uma cápsula com os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley, que estava prevista para esta quarta-feira.

O lançamento estava marcado para as 21h30 (hora de Lisboa) e ia ser transmitida em direto para todo o mundo. Tratava-se do primeiro foguetão comercial da história, financiado em parte por Elon Musk, fundador da Tesla.

A NASA invocou razões meteorológicas para justificar o cancelamento. O lançamento deverá realizar-se no próximo sábado.

O “Falcon Nine” deveriai descolar a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e seria o primeiro lançamento tripulado em solo norte-americano em quase uma década.

Os astronautas deviam estar cerca de 19 horas a bordo antes de chegar à Estação Espacial Internacional.

Há muito tempo que os Estados Unidos não faziam uma missão tripulada utilizando meios próprios e a partir do território nacional. Desde 2011, com o fim do programa de vaivéns espaciais, que os EUA têm enviado os seus astronautas para a Estação Espacial Internacional em foguetões russos, lançados a partir do Cazaquistão.

Donald Trump já disse que quer que o homem volte à Lua em 2024.

[Notícia atualizada às 22h37]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro José Oliveira
    28 mai, 2020 Fafe 02:09
    Boa noite, senhora Miriam, Que esteja bem. Bom trabalho e boa noite. A aurora espera, se calhar não se atrasa, ouve-a. De espanto ou embebecida pelo som das suas cordas vocais. Que o sotão onde esteja tenha café e chocolate. Sejam eles quais forem. Por vezes ouço-a e tenho pesadelos. Tenho logo que ir para perto da minha fonte de inspiração, qual orientadora e matriz da minha vida. Por outras vezes ouço-a e não me apetece dormir. Apenas assimilo ou aprendo mais. Que a usa inspiração seja permanente e se renove a cada instante. Se quissese passar Florbela Espanca cantada pelo Luís Represas um dia destes ficaria contente. Obrigado por ler este texto. Pedro Pereira

Destaques V+