Tempo
|
A+ / A-

EUA. Homem morto por polícia é recordado como o “gigante gentil”

28 mai, 2020 - 12:20 • Redação com agências

George Floyd, de 46 anos, foi morto na segunda-feira em Minneapolis. Foi asfixiado por um polícia que se ajoelhou sobre o seu pescoço.

A+ / A-

“Um gigante gentil”. É assim que a família e os amigos recordam o afro-americano morto no início desta semana pela polícia. Os quatro agentes envolvidos no incidente, que ocorreu em Minneapolis, estado de Minnesota, foram despedidos e o caso vai ser investigado pelo FBI.

George Floyd, de 46 anos, trabalhava como segurança num restaurante, onde segundo a CNN desenvolveu a reputação de ser alguém com quem se pode contar e que estava sempre pronta a ajudar.

“Conhecer o meu irmão implicava gostar dele”, afirmou Philonise Floyd em entrevista à estação americana.

“Era um gigante gentil que não fazia mal a ninguém”, descreveu.

Floyd era oriundo de Houston, mas mudou-se para o Minnesota porque arranjou emprego a conduzir pesados.

Esta morte está a provocar protestos violentos em várias zonas do Estados Unidos. Os manifestantes pedem para que os agentes envolvidos sejam levados a tribunal.

A cidade de Minneapolis continua a ser palco de confrontos entre as forças policiais e manifestantes. A polícia usou gás lacrimogéneo e balas de borracha para dispersar os manifestantes que atiravam pedras, garrafas de água e outros objetos.

Alguns espaços comerciais foram vandalizados e edifícios incendiados.

O governador local, Tim Walz, fala de uma “situação extremamente perigosa” e apelou à calma.

O caso está a chocar a opinião pública, pois o homem morreu asfixiado depois de um polícia o ter imobilizado e mantido um joelho por cima do seu pescoço durante largos minutos.

O incidente foi filmado por transeuntes e nas imagens ouvem-se várias pessoas a criticar a atuação policial. A própria vítima diz algumas vezes que não consegue respirar e geme de dores, antes de deixar de reagir. Foi declarado morto no local.

A polícia alega que Floyd terá começado por resistir à detenção.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 29 mai, 2020 10:24
    Desde o inicio Que estoria tao mal contada.

Destaques V+