Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Imobiliário

Avaliação das casas regressa a valores recorde

28 mai, 2020 - 12:32 • Sandra Afonso

Segundo o INE, em abril, o valor médio da avaliação das casas subiu para 1.111 euros por metro quadrado, o valor registado em fevereiro e o mais alto desde que existem estatísticas.

A+ / A-

Os bancos voltaram a subir, em abril, o valor médio da avaliação das casas, no âmbito do crédito à habitação. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), no último mês, subiu um euro, para 1.111 euros por metro quadrado, o valor registado em fevereiro e o mais alto desde que existem estatísticas.

Ainda assim, o INE sublinha que os dados se baseiam em menos avaliações. O número terá caído ligeiramente, devido à situação pandémica. Uma queda de 12% face a março, para 22 mil avaliações bancárias.

Em março, quando foi decretado o estado de emergência, a avaliação bancária caiu, pela primeira vez nos últimos quatro anos. O INE justificou esta inversão com a Covid-19, contudo, logo no mês seguinte, a avaliação bancária das casas recuperou.

Segundo o INE, em abril registou-se um aumento de 0,1% face ao mês anterior e de 9,5% em relação a abril do mesmo ano. Esta recuperação é partilhada pelos apartamentos e moradias.

Casas de Lisboa ultrapassam Algarve


É a primeira vez que o Algarve perde a liderança, na atual série estatística, que iniciou em 2011. A avaliação bancária coloca, agora, o metro quadrado das casas na área metropolitana de Lisboa acima das do Algarve.

Em março, as duas regiões registavam os mesmos números. Em abril, a avaliação bancária às casas em Lisboa manteve-se inalterada (1.483 euros por metro quadrado), enquanto no Algarve caiu (1.482 euros por metro quadrado).

Destaque, ainda, para os Açores, que em abril apresentam a maior subida, de 908 para 937 euros por metro quadrado. Segue-se o Centro, que passou de 818 euros para 831 euros por metro quadrado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+