Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu D. Óscar Braga, antigo bispo de Benguela

27 mai, 2020 - 12:52 • Olímpia Mairos

O bispo emérito de Benguela faleceu ontem, no Hospital Geral de Benguela, aos 88 anos, vítima de doença.

A+ / A-

A conferência Episcopal de Angola e S. Tomé (CEAST) comunicou, esta quarta-feira, a morte de Dom Óscar Lino Lopes Fernandes Braga, em Benguela, vítima de ataque cardiorrespiratório.

D. Óscar Braga nasceu em Malanje, no dia 30 de setembro de 1931. Após os estudos inicias na sua terra natal, viajou para a então Metrópole, onde concluiu o curso de regente agrícola.

De regresso a Angola, começou a exercer a sua profissão, tendo depois decidido entrar no seminário.

Frequentou o Seminário dos Olivais, em Lisboa, durante seis anos, onde fez os estudos de Filosofia e de Teologia.

Foi ordenado sacerdote em Malanje, em 29 de julho de 1964, e, na altura, foi nomeado secretário do seu prelado e encarregado da assistência religiosa a vários organismos diocesanos.

Era chanceler e vigário geral da diocese de Malanje, quando foi nomeado bispo de Benguela, em 20 de novembro de 1974. Foi ordenado bispo na Sé de Malanje, no dia 2 de fevereiro de 1975, tendo tomado posse da diocese uma semana depois.

“Os seus feitos de pastor zeloso e dedicado, durante os seus 34 anos de pastoreio à frente da Diocese de Benguela, são incontáveis: desde a formação do clero local até à criação de obras sociais. No seio da Conferência Episcopal, foi um irmão e amigo com quem se podia contar em todos os momentos”, refere a CEAST em comunicado.

Benguela é a diocese com mais sacerdotes em Angola, a maioria ordenados por D. Óscar Braga, segundo bispo da diocese.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Armando Lima
    28 mai, 2020 Tomar 00:14
    Grande HOMEM!.. Acompanhei-o nos preparativos e fundação dos Escuteiros de Malanje em 1964. O pouco tempo que o segui foi extremamente valioso para a minha vida. Recordo-O com saudade. Descansa em PAZ e um até breve amigo!..

Destaques V+