Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fernando Gomes integra lista de Pinto da Costa à presidência do FC Porto

27 mai, 2020 - 18:26 • Redação

"Bibota" era diretor de relações internais do FC Porto e passará a ser vogal da direção, como responsável pela formação.

A+ / A-

Pinto da Costa apresentou, esta quarta-feira, os nomes dos seis vice-presidentes e vogais que integram a sua lista de candidatura à presidência do FC Porto, com destaque para a integração de Fernando Gomes, que será o responsável pela formação.

Em declarações à imprensa, no Estádio do Dragão, Pinto da Costa esteve acompanhado de Lourenço Pinto, candidato à presidência da Assembleia Geral, Jorge Guimarães, para a presidência do Conselho Fiscal, e Rui Moreira como cabeça de lista ao Conselho Superior.

Adelino Caldeira mantém-se como vice-preisdente para a área jurídica, assim como Fernando Gomes na pasta das finanças e Alípio Jorge Fernandes, responsável pelas casas e filiais do FC Porto.

Vítor Baía será responsável pelo futebol sénior e a sua ligação à estrutura do clube, tal como já tinha sido anunciado. As duas novidades são a integração dos empresários José Américo Amorim e Paulo Mendes, que, a par com Fernando Gomes, estarão responsáveis pela saúde financeiro do emblema azul e branco.

Bibota integra direção

Para além dos vice-presidentes, Pinto da Costa mantém os cinco vogais, responsáveis por cada modalidade: António Borges, no andebol, Vítor Hugo, no basquetebol, Eurico Pinto, no hóquei em patins e Luís Fernandes, na natação.

Rodrigo Barros mantém-se como provedor de sócio e a grande novidade é a integração de Fernando Gomes, conhecido como "Bibota", na direção. O antigo ponta-de-lança era diretor de relações internacionais e passa a ser o vogal responsável pelo futebol de formação.

Pinto da Costa destaca a criação desta função como a crescente importância da formação no futuro do clube.

"É uma figura da história do FC Porto, o nosso 'bibota', será o vogal responsável por todo o futebol de formação. A SAD é que gere o futebol profissional, mas o futebol de formação é ao FC Porto que compete organizar e comandar. Acho que tem justificação termos um responsável máximo ao nível da formação. Formação tem trabalhado muito bem, tenho de estar satisfeito pelo trabalho, que muitas vezes não é reconhecido. Fernando Gomes pode dar um elan novo a todos os que trabalham na formação, e aos miúdos que vêm uma figura na hierarquia como o Fernando Gomes", afirmou.

Dois candidatos não preocupam

Pinto da Costa não deu grande importância ao facto de ser as primeiras eleições desde que assumiu o cargo pela primeira vez com mais do que dois candidatos.

"Todos os associados com mais de dez anos de sócio e as quotas em dia, podem fazê-lo. Quem entender que se deve candidatar tem o direito de o fazer, por isso, não acho que tenho de comentar", afirma.

As eleições estão agendadas para os dias 6 e 7 de junho. Na corrida estão também Nuno Lobo e José Fernando Rio.

Conheça todos os elementos candidatos na Lista A.

Direção

Presidente

Pinto da Costa


Vice-presidentes

Adelino Caldeira
Alípio Jorge
Fernando Gomes
José Américo Amorim
Paulo Mendes
Vítor Baía


Vogais

António Borges
Eurico Pinto
Fernando Gomes
Luís Fernandes
Rodrigo Pinto de Barros
Vítor Hugo


Mesa da Assembleia Geral

Presidente

Lourenço Pinto


Vice-presidente

Nuno Namora


Secretários

Fernando Sardoeira Pinto
Luís Castro de Araújo
Joaquim Ribeiro


Suplentes

Antero de Castro
Ludgero de Castro
José Dias dos Santos


Conselho Fiscal e Disciplinar

Presidente

Jorge Guimarães


Vice-presidente

Filipe Moreira


Secretário

José dos Santos


Relatores

José Saraiva
Luís Monção
André Antunes
José Vieira


Suplentes

Nélia Novo
Mário Soares

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+