Tempo
|
A+ / A-

​Covid-19

Governo diz que as duas fases de desconfinamento "parece que correram bem"

27 mai, 2020 - 16:50 • Lusa

Secretário de Estado da Saúde defende que se deve “manter a mensagem de cautela e de prevenção” para que não se recue e não seja necessário “dar passos atrás”.

A+ / A-
Veja também:

O secretário de Estado da Saúde disse esta quarta-feira que as duas fases de desconfinamento devido à pandemia de covid-19 “parece que correram bem”, mas ressalvou que é preciso “manter a mensagem de cautela e de prevenção”.

“As duas anteriores fases de desconfinamento parece que correram de facto bem. Obviamente há sempre imprevisibilidade no decorrer do surto”, disse António Lacerda Sales, na conferência de imprensa diária de atualização da informação referente à covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.

O governante sublinhou que se deve “manter a mensagem de cautela e de prevenção” para que não se recue e não seja necessário “dar passos atrás”.

Questionado sobre como está a decorrer a segunda fase de desconfinamento, que começou a 17 de maio, o secretário de Estado afirmou que não se fazem “balanços a meio da epidemia, são sempre feitos no final”, uma vez que ainda se está na “fase de dar respostas”.

“Relativamente à avaliação que fazemos tem de ser ponderada, na próxima quinta-feira haverá uma nova reavaliação”, precisou.

Por sua vez, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, destacou que a tendência em Portugal “é de facto para decrescer”, o que tem acontecido “consistentemente” desde a altura em que se atingiu o pico.

“A situação portuguesa neste momento, com as cautelas que temos tido sempre, aponta para que os novos casos, a incidência se esteja a reduzir, não estão a aumentar os internamentos, estão a reduzir muito os óbitos, estão aumentar os casos recuperados”, sustentou.

Graça Freitas disse também que o RT (número médio de contágios causados por cada pessoa infetada) se tem “mantido estável e com tendência até para diminuir”.

A diretora-geral da Saúde afirmou que os indicadores de monitorização apontam para uma situação favorável, no entanto “isso não pode descurar a atenção e muito menos as medidas”.

"O nosso princípio é sempre o da precaução, só quando a epidemia terminar é que podemos relaxar de alguma forma”, concluiu.

Portugal regista hoje 1.356 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que na terça-feira, e 31.292 infetados, mais 285, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+