Tempo
|
A+ / A-

🔴 Em direto. Contagem decrescente para lançamento de foguetão com astronautas dos EUA

27 mai, 2020 - 16:39 • Redação

É o primeiro lançamento tripulado em solo norte-americano em quase 10 anos. A cápsula foi fabricada por Elon Musk, o empresário que lidera a SpaceX e a Tesla Motors.

A+ / A-

A NASA (Agência Espacial Norte-Americana) lança esta quarta-feira, uma cápsula com os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley. O lançamento está marcado para as 21h30 (hora de Lisboa) e Donald Trump já disse que quer assistir a este que promete ser o primeiro lançamento de um foguetão comercial.

O “Falcon Nine” descola a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e é o primeiro lançamento tripulado em solo norte-americano em quase uma década.

Os astronautas vão estar cerca de 19 horas a bordo antes de chegar à Estação Espacial Internacional.

Há muito tempo que os Estados Unidos não faziam uma missão tripulada utilizando meios próprios e a partir do território nacional. Desde 2011, com o fim do programa de vaivéns espaciais, que os EUA têm enviado os seus astronautas para a Estação Espacial Internacional em foguetões russos, lançados a partir do Cazaquistão.

Apesar das recomendações da NASA para que as pessoas fiquem em casa, tendo em conta a pandemia de Covid-19, o Presidente dos Estados Unidos já disse que vai viajar até à Flórida para acompanhar tudo de perto. Donald Trump já disse que quer que o homem volte à Lua em 2024.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.