Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Plano de retoma da TAP "é ofensivo" - Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo

Henrique Raposo

Plano de retoma da TAP "é ofensivo"

27 mai, 2020 • Inês Braga Sampaio , Miguel Coelho (moderação do debate)


Henrique Raposo e Jacinto Lucas Pires comentam o controverso plano de retoma das operações da TAP e o surto de Covid-19 na Grande Lisboa.

Henrique Raposo mostra-se indignado com o plano de retoma das operações da TAP, que prevê a centralização da maioria dos voos programados para junho e julho em Lisboa.

"Se aceitamos que a TAP é a companhia-bandeira, então este plano não tem qualquer tipo de cabimento. É ofensivo. O Norte é tão ou mais importante do que Lisboa para a economia nacional. São nem quatro milhões de pessoas que produzem a esmagadora maioria das exportações. É a zona do país que está mais interligada com a Europa", assinala o comentador do programa As Três da Manhã.

Henrique Raposo atira que, "se fosse cínico, dizia que foi feito de propósito, para criar polémica e acelerar o processo de nacionalização".

Jacinto Lucas Pires concorda e salienta que a questão, neste processo, "é saber se queremos uma companhia bandeira ou se queremos a tristeza de uma companhia com um trapo rasgado ao meio".

"A TAP não pode querer ser privada para decisões como esta, mas depois ser pública quando quer receber injeções milionárias astronómicas do Estado", atira.

Sobre o foco de Covid-19 na zona da Grande Lisboa, nomeadamente na Azambuja, Henrique Raposo pede "calma".

Já Jacinto Lucas Pires chama a atenção para o papel da precariedade social e habitacional na Grande Lisboa na eclosão deste foco e espera que haja ação no sentido de oferecer melhores condições:

"Nem que seja por razões sanitárias, finalmente olhemos para estes bairros e pessoas que precisam de outras condições. É impossível ter distância social quando há várias pessoas num quarto."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.