Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Notícia Renascença

Covid-19. Jogadores da I Liga farão mais do que um teste antes dos jogos

27 mai, 2020 - 09:22 • Luís Aresta

A Renascença apurou que sempre que houver intervalo superior a cinco dias entre os jogos, os futebolistas serão testados duas vezes. Farão apenas um teste quando o intervalo foi inferior a cinco dias. A notícia foi, entretanto, confirmada pela Liga Portugal.

A+ / A-

Veja também:


A Renascença apurou que os jogadores da Primeira Liga vão ser testados duas vezes antes dos jogos, sempre que o intervalo entre as partidas, nas dez jornadas finais do campeonato, for superior a cinco dias. Quando tal não suceder, então só haverá lugar para um teste 24 horas antes do arranque dos encontros.

A notícia de Bola Branca foi confirmada na tarde desta quarta-feira pela Liga Portugal, que emitiu um comunicado, em que refere que a DGS "admite, quando a periodicidade dos jogos não é superior a 5 dias, a realização de um teste laboratorial".

Segundo o documento, "o teste deve ser realizado o mais próximo possível do jogo, não podendo, em nenhuma circunstância ser realizado com mais de 24 horas de antecedência".

Já "quando a periodicidade dos jogos for superior a 5 dias deve ser dado cumprimento ao Parecer Técnico da DGS de 10 de maio e realizados dois testes laboratoriais".

O plano inicial apontava para que os jogadores fossem submetidos a dois testes – o primeiro seria efetuado 48 horas antes de cada jogo; o segundo, o mais perto possível do início de cada partida.

A solução final encontrada pelos especialistas da Federação Portuguesa de Futebol e da Direção-Geral da Saúde é de apenas um teste nas 24 horas antes de cada jogo, mas com a salvaguarda de um teste suplementar quando um clube tiver um período entre jogos superior a cinco dias.

A passagem a um único teste aos futebolistas antes de cada jogo justificar-se-ia, segundo a Federação, pelo intervalo de tempo muito curto entre jogos. Sucede que esse intervalo nem sempre é assim tão curto, sendo, nalguns casos, igual ou superior a uma semana.

Vamos a alguns exemplos:

  • o FC Porto defronta o Famalicão a 3 de junho e só volta a jogar no dia 10, sete dias depois, com o Marítimo;
  • o Benfica também disporá de sete dias entre os jogos com o Portimonense (10 de junho) e o Rio Ave (17 de junho);
  • o Sporting, que volta à competição dia 4 de junho, em Guimarães, só voltará a jogar oito dias depois (12 de junho), em Alvalade, com o Paços de Ferreira;
  • o Sp. Braga, que dia 5 de junho joga em Lisboa com o Santa Clara, só voltar a jogar dia 13, na receção ao Boavista.

Ou seja, o intervalo entre determinados jogos justifica mais do que um teste aos jogadores, tal como previa o plano inicial. Sempre que esse intervalo não for superior a cinco dias, os futebolistas serão submetidos a apenas um teste 24 horas antes dos encontros.

A Primeira Liga será retomada a 3 de junho e vai prolongar-se até 26 de julho. Serão disputadas as dez jornadas que estão por realizar. Na altura da suspensão do campeonato, devido à pandemia de Covid-19, o FC Porto comandava a classificação, com um ponto de vantagem sobre o Benfica.

[notícia atualizada às 19h25 com o acrescento do comunicado da Liga que confirma a notícia da Renascença]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+