Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UGT quer “lay-off” com pagamento a 80%

27 mai, 2020 - 20:27 • Susana Madureira Martins , com redação

Desses 80%, metade seria pago pela Segurança Social e a outra metade pela empresa.

A+ / A-
Veja também:

A UGT propõe o “lay-off” simplificado noutros moldes e apresentou, esta quarta-feira, a proposta ao Governo.

A central sindical admite que o funcionário passe a receber 80% e desses que 50% dos rendimentos aos trabalhadores seja pago pela Segurança Social e outros 50% pagos pelas empresas.

Carlos Silva explica que, em vez dos atuais dois terços, seja adotado um sistema de quatro quintos.

“Os trabalhadores não podem continuar a ser penalizados num terço dos seus rendimentos. Nós preferíamos que fossem os 100%. Percebemos que não há condições para isso, então que seja 80% do salário. Desses 80%, que 50% sejam pagos pela Segurança Social e 50% pelas empresas”, disse.

A UGT mantém também a proposta de um rendimento mínimo garantido para todos os trabalhadores.

“É importante não ficar ninguém para trás e haver um rendimento mínimo garantido para todos os trabalhadores. Há trabalhadores que não têm acesso ao subsídio de desemprego e não têm qualquer apoio do Estado. E é nesse sentido que suscitámos que pelo menos um valor igual ao IAS [Indexante dos Apoios Sociais], que está nos 438 euros fosse estabelecido pelo Governo”.

Carlos Silva quer ainda que a Autoridade para as Condições do Trabalho fiscalize casos de empresas que pediram “lay-off” e que mantêm os trabalhadores em funções plenas, o que constitui uma ilegalidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+