Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PS alinha com críticas do PSD e pede à TAP correção do plano de rotas aéreas

26 mai, 2020 - 19:16 • Hugo Monteiro , Cristina Nascimento com Lusa

Bancada do PS quer ouvir com caráter de urgência o presidente da comissão executiva da TAP.

A+ / A-

O secretário-geral adjunto do PS desafiou esta terça-feira a TAP a corrigir o plano de rotas aéreas tornado público, considerando que a decisão da Comissão Executiva da transportadora aérea de reduzir voos e destinos "lesa o interesse nacional".

Em conferência de imprensa, na sede nacional do PS, José Luís Carneiro defendeu que "decidir reduzir o número de voos e de destinos, colocando em causa pontos de partida e pontos de chegada relevantes para a economia nacional" pode colocar em causa os objetivos estratégicos definidos para a companhia de bandeira do Estado português.

"Para o continuar a ser, a TAP tem de estar alinhada com o interesse estratégico do Estado português. Este anúncio da comissão executiva coloca em causa esse objetivo estratégico e o suporte da decisão política de o Estado ter uma parceria com esta companhia logo que o Governo assumiu funções, em 2015", afirmou.

Questionado sobre o futuro da TAP, José Luís Carneiro remeteu essa análise para o Governo e preferiu instar a companhia a corrigir a decisão de "redução de voos e destinos".

"O PS interpela a TAP a corrigir o plano de rotas aéreas tornado público, tendo em vista corresponder aos legítimos interesses nacionais e regionais em apreço", desafiou.

Para o secretário-geral adjunto socialista, "se os portugueses estão a ser chamados a assumirem maiores responsabilidades financeiras" na TAP, só o poderão fazer "se a companhia assumir a sua condição de elemento estratégico o país, útil a todo o território nacional".

"A TAP, se recorre aos apoios públicos, tem que estar alinhada com os interesses do Estado português", sublinhou.

O PS alinha assim com as críticas já feitas esta terça-feira pelo presidente do PSD. Rui Rio considera que, como este plano de retoma das ligações aéreas, a companhia aérea transformou-se numa “empresa regional” e “não pode ter os apoios de uma empresa que é estrategicamente importante para o país”.

Bancada do PS chama presidente da TAP

No Parlamento, a bancada do PS já fez saber que quer chamar à Assembleia da República com caráter de urgência o presidente da TAP, Miguel Frasquilho, para explicar as decisões da comissão executiva da TAP.

O vice presidente da bancada socialista Carlos Pereira e o deputado Hugo Carvalho consideram que há "uma desproporção grande entre os voos com origem e Lisboa em relação aos que saem do aeroporto do Porto".

Nacionalizar a TAP?

Na conferência de imprensa do secretário-geral adjunto do PS José Luis Carneiro escusou-se a dizer se o PS defende a nacionalização da TAP, reiterando que a decisão agora anunciada "contraria valores essenciais" para os socialistas e que justificaram o reforço da posição estatal em 2015.

"Vamos aguardar pelo modo como quer o conselho de administração quer a comissão executiva reagem a esta interpelação que lhes está a ser feita não só pelo PS, mas por muitas forças vivas da sociedade civil portuguesa e por muitas das instituições que cuidam do desenvolvimento do país", disse.

Questionado se o PS acompanha as críticas feitas por vários autarcas do Norte, incluindo o presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, pelo reduzido número de voos previstos com origem e destino nesta cidade, o dirigente socialista considerou que no plano previsto pela TAP "não está apenas em causa a Região Norte".

"Está também em causa todo o Algarve, a Região Autónoma da Madeira e pode estar em causa também a dos Açores. O que está em causa com este plano de voos e de destinos é o alicerce do que é visão do interesse nacional para o PS", salientou.

Além de Rui Moreira, outras vozes autárquicas do norte alinharam nas mesmas críticas. Em declarações à Renascença, o presidente do Conselho Regional do Norte e autarca de Caminha, Miguel Alves, fala de "erro estratégico e clamoroso que prejudica o norte".

"Com esta medida, a TAP está a cercar o Norte e a perder o Norte", diz Miguel Alves.

"Estamos a fazer muito mal ao país", diz AEP

Também critico da decisão da TAP, o presidente da Associação Empresarial de Portugal diz à Renascença que é o país, na sua totalidade, que sai prejudicado. Luis Miguel Ribeiro diz que este é mais um obstáculo à recuperação das empresas já fortemente castigadas pela pandemia e que vai contribuir para reduzir o excedente comercial da Região Norte.
Luis MIguel Ribeiro garante que o Norte registou, em 2019, um excedente comercial de cinco mil milhões de euros. "Se não contribuirmos com estes cinco mil milhões de euros, imagine-se o impacto que vamos ter nas contas nacionais", refere.

A TAP publicou na segunda-feira o seu plano de voo para os próximos dois meses que implica 27 ligações semanais em junho e 247 em julho, sendo a maioria de Lisboa, de acordo com dados divulgados pela companhia aérea.

Ao longo deste mês e à medida que foram levantadas algumas das restrições impostas às companhias aéreas, a TAP foi adicionando voos, nomeadamente para Londres e Paris, entre Porto e Lisboa, dois voos por semana para São Paulo e um voo semanal para o Rio de Janeiro, sendo que, com isso, a operação da TAP no final do mês de maio será de 18 voos por semana.

Em junho, de acordo com o mesmo plano, a companhia aérea planeia voltar a operar mais voos intercontinentais, incluindo dois por semana para Nova Iorque (Newark), um para Luanda, a partir de dia 15, e outro para Maputo. Em Portugal, as ligações entre Lisboa e a Madeira passarão a ser diárias, sendo que no final de junho a TAP contará com 27 voos semanais.

Em julho, o plano da companhia aérea aponta para 247 voos por semana, com um reforço das redes europeia e intercontinental, um valor de perto de 19% da sua operação normal, que chegava aos três mil voos semanais antes da pandemia.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+