Tempo
|
A+ / A-

​Covid-19

Rui Moreira acusa TAP de impor "confinamento ao Porto e Norte"

26 mai, 2020 - 15:09

Transportadora aérea está a "abandonar o país", acusa o presidente da Câmara do Porto.

A+ / A-

Veja também:


O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acusa a TAP de “impor um confinamento ao Porto e Norte” e de “abandonar o país” neste momento de pandemia em que Portugal “mais precisa” da transportadora aérea.

“A realidade é simples: a TAP está a tentar impor um confinamento ao Porto e Norte e fá-lo na senda daquilo que tem sido a sua história. A TAP nunca perdeu o vínculo de ser uma empresa de caráter colonial e a sua estrutura nunca pensou de outra maneira”, afirmou Rui Moreira, em conferência de imprensa, na Maia, no distrito do Porto, na qual vários autarcas da região e o presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal anunciaram, numa posição pública conjunta, que vão pedir a intervenção do Governo na TAP, cujo plano de retoma prevê para junho apenas três voos entre Porto e Lisboa.

Ao lado do presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e dos presidentes de Câmara Municipal da Maia, Viana do Castelo e Vila Real, Rui Moreira pediu ao Governo e aos governantes que demonstrem “unidade nacional”, lembrando que a região Norte foi “particularmente fustigada pelo novo coronavírus, “exatamente porque é uma região aberta”, porque as empresas continuaram a “funcionar, porque exporta” e “porque trabalha”.

“Se querem dar uma ajuda apenas para uma companhia de caráter regional, façam o favor e incorporem a TAP na Carris e façam o que quiserem. Não façam é de nós tontos, não façam, por favor, de nós loucos, porque esta região (…) foi aquela que mais contribuiu para o crescimento de produtividade nacional”, disse, afirmando que o Norte não aceita a nova estratégia da TAP para a retoma da sua atividade.

“Não podemos aceitar esta situação. Se o Governo entender apoiar a TAP, só tem uma forma de o fazer, é exigir que a TAP retome, no momento em que retomar os voos, a mesma percentagem entre Lisboa, entre o Porto, entre Faro, entre a Madeira e os Açores”, sublinhou.

Rui Moreira acrescentou que, no caso da TAP, o Governo tem uma "responsabilidade acrescida”, porque decidiu retomar a “paridade no capital da TAP”, revertendo uma decisão que tinha sido tomada anteriormente.

“O Governo tem de decidir mesmo. Das duas uma: ou [a TAP] é uma empresa privada que não serve o país, e então tem de encontrar meios de mobilizar financiamento onde quiser, ou é uma empresa participada pelo Governo, em que o Governo vai ter de lhe dar provavelmente mil milhões e então vai ter de ser tomada como um ativo estratégico nacional”, acrescentou.

Rui Moreira considerou que a “TAP não é nem carne, nem peixe” e acusou a transportadora aérea de estar no Aeroporto Sá Carneiro “por oportunismo” e não “por estratégia”, e que agora, num momento em que se encontra numa “situação de debilidade” e “na altura em que o país mais precisa, a TAP abandona o país.

“Porque estar só em Lisboa representa abandonar o país. Porque abandona Faro, e abandona o Funchal, e abandona os Açores e abandona o Norte. Esta é a realidade”, disse o independente.

O presidente da Câmara do Porto disse que “a TAP é uma empresa privada quando quer tomar decisões e é uma empresa pública quando quer que os portugueses paguem os seus vícios, vícios esses criados não apenas em Portugal, mas também na operação ruinosa do Brasil”, que “levou a TAP à situação atual”.

Os pedidos para o Governo intervir na TAP alargaram-se no decorrer da conferência de imprensa, pelas vozes dos presidentes das câmaras da Maia, Silva Tiago, Viana do Castelo, José Maria Costa, Vila Real, Rui Santos, e do presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins.

“Acho que o senhor primeiro-ministro deve intervir neste processo. Já o fez há umas semanas quando veio ao Porto andar de metro e disse, claramente, que a TAP e o aeroporto estavam unidos e estavam numa comunhão frutuosa e, portanto, eu espero que ele intervenha e que ponha ordem nesta desordem que é concomitante com uma crise sanitária que nos avassala a todos”, declarou o social-democrata Silva Tiago.

Também o presidente de Vila Real, Rui Santos, lembrou que o Aeroporto Sá Carneiro é uma “porta de entrada no Norte da Península Ibérica com impacto muitíssimo importante na atividade turística e económica na Área Metropolitana do Porto, Galiza, Interior Norte e Douro” , criticando a TAP por se dar ao “desplante de ignorar uma parte tão significativa do país” e lembrando que 50% dos acionistas representam o povo português.

“Importa agora instar o Governo de Portugal e em particular o seu primeiro-ministro a não ceder um milímetro na defesa nos melhores interesses da região Norte de Portugal e da Península Ibérica, impedindo mais um erro clamoroso do Conselho de Administração da TAP”, disse o socialista Rui Santos.

O autarca socialista de Viana do Castelo, por seu turno, disse que esperava que “o bom senso voltasse” às decisões e que o Governo continuasse a pensar “que a TAP é uma companhia para todo o Portugal”.

O presidente da TPNP criticou a TAP por ter anunciado apenas três voos semanais Porto/Lisboa dos 27 anunciados para junho, considerando que se trata de “uma humilhação para a região Norte” e para Portugal.

“Em vésperas de uma intervenção pública anunciada, após recentes discussões, tomadas de posições de entidades públicas, dos autarcas, dos partidos, do Governo, esta atitude da TAP é absolutamente inadmissível e é mesmo uma humilhação para a região Norte, uma humilhação para o país”, afirmou Luís Pedro Martins.

Para o presidente da TPNP, a TAP só tem sentido enquanto “companhia bandeira, enquanto agregadora de todas as regiões do país, enquanto empresa que presta um serviço a todo o país”.

“O contrário não faz sentido nenhum e desaguará numa autofagia totalmente incompreensível”, concluiu.

A TAP publicou na segunda-feira o seu plano de voo para os próximos dois meses, que implica 27 ligações semanais em junho e 247 em julho, sendo a maioria de Lisboa. No seu site, a companhia aérea avisa que as rotas podem vir a ser alteradas caso as circunstâncias o exijam.

A TAP tem a sua operação praticamente parada desde o início da pandemia, à imagem do que aconteceu com as restantes companhias aéreas, prejudicadas pelo confinamento e pelo encerramento de fronteiras apara conter a covid-19.

O plano de retoma das operações é conhecido numa altura em que o Estado português e a administração da TAP vão iniciar negociações com vista a um eventual apoio para fazer face à crise provocada pela pandemia de Covid-19.

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, diz que não se pode excluir qualquer cenário para a companhia aérea, inclusivamente a insolvência. O governante diz que a empresa tem uma “dívida brutal”, que ascende a 3,3 mil milhões de euros.

Dias antes, o primeiro-ministro, António Costa, tinha dito no Parlamento que só haverá apoio à TAP com "mais controlo e uma relação de poderes adequada", mas assegurou que a transportadora aérea continuará a "voar com as cores de Portugal".

Na semana passada, a TAP decidiu voltar a prolongar o período de "lay-off" dos trabalhadores até final de junho, justificando com as restrições à mobilidade e a operação reduzida prevista para aquele mês.

O setor da aviação é um dos mais afetados pela pandemia. O Governo alemão e a administração da Lufthansa chegaram esta segunda-feira a acordonsa chegaram esta segunda-feira a acordo relativamente à ajuda de Estado que a companhia aérea alemã vai receber para fazer face às perdas registadas com os efeitos da pandemia da covid-19. Sao 9 mil milhões de euros.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    26 mai, 2020 Viseu 15:53
    Há muita oferta internacional. Quem deve pagar as viagens é o utilizador e aproveitar a oferta mais barata das Companhias aéreas. O contribuinte não deve pagar a dívida imensa da TAP…

Destaques V+