Tempo
|
A+ / A-

Covid-19: Região de Lisboa e Vale do Tejo regista 96% dos novos casos de infeção

26 mai, 2020 - 15:09 • Joana Gonçalves

"Situação em Lisboa é complexa" e há três focos na margem Sul, adianta a diretora-geral de saúde. Só na última semana foram registados 1.288 casos na região, num total de 1.557 novos casos de infeção em todo o país.

A+ / A-

Veja também:


Portugal ultrapassou, esta terça-feira, a barreira dos 31 mil casos confirmados do novo coronavírus, com 11.569 ainda ativos. De acordo com os dados do boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, dos 216 novos casos de Covid-19 registados nas últimas 24 horas, 211 ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, o que representa cerca de 96% do total de novas infeções no país.

Sintra (+208), Loures (+207), Lisboa (+188), Amadora(+121), Odivelas(+91), Seixal (+55), Oeiras (+46), Cascais (+45) e Vila Franca de Xira (+45) são os concelhos com maior aumento de número de infetados, na última semana.

A situação em Lisboa "é complexa" e há três focos de Covid-19 na margem Sul do Tejo, anunciou a diretora-geral da Saúde, na habitual conferência de imprensa da DGS.

Esta segunda-feira a Renascença tinha já noticiado nove casos de infeção num lar de Queluz, no concelho de Sintra.

"Na área do agrupamento de centros de saúde Almada-Seixal temos três pequenos focos comunitários, com 32 casos positivos", adiantou Graça Freitas.

Um desses focos tem lugar no Bairro da Jamaica, com 16 casos confirmados de Covid-19, "que estão todos a ser acompanhados pelas autoridades de saúde da região".

As autoridades de saúde, a Câmara do Seixal e outros intervenientes têm "atuado diretamente nos bairros onde se estão a passar estes fenómenos e nos aglomerados familiares destas pessoas para identificar e quebrar cadeias de transmissão”, explica a dirigente.

Também em Loures, o segundo concelho com maior aumento de casos na última semana, o cenário é preocupante. O Hospital Beatriz Ângelo registava esta segunda-feira a ocupação mais elevada desde o início da epidemia, com 66 doentes internados com Covid-19, como adianta o jornal i. Um valor que contrasta com a tendência decrescente do número de internamentos em Portugal, nos últimos dias.

Situação por região em Portugal

De acordo com o boletim diário da DGS, a região Norte, onde surgiram os primeiros casos de Covid-19 no país, continua a registar o maior número de infetados, seguida de Lisboa e Vale do Tejo, Centro , Algarve, Alentejo, Açores e Madeira, a zona menos afetada do país, com 90 casos registados, desde dia 7 de maio.

No entanto, importa realçar que estes valores são cumulativos e não referentes ao número de casos ativos, o que significa que e a maioria destes doentes já recuperou da doença e o atual cenário por região pode variar.

Relativamente ao número de mortes provocadas pela doença, é no Norte que se registam mais óbito (752), seguido de Lisboa e Vale do Tejo (325), do Centro (234), do Algarve (15), dos Açores (15) e do Alentejo (1). A Região Autónoma da Madeira segue sem registo de mortes por Covid-19.

Mapa da Covid 19

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+