Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Homem morre asfixiado por polícia que se ajoelhou no seu pescoço

26 mai, 2020 - 21:37 • Filipe d'Avillez

Os quatro agentes envolvidos no incidente, que ocorreu em Minneapolis, estado de Minnesota, foram despedidos e o caso vai ser investigado pelo FBI.

A+ / A-

Um homem morreu asfixiado, no estado de Minneapolis, nos EUA, depois de um polícia o ter imobilizado e se ter mantido ajoelhado por cima do seu pescoço durante largos minutos.

O incidente foi filmado por transeuntes e nas imagens ouvem-se várias pessoas a criticar a atuação policial e a pedir que o agente saia de cima da vítima, que estava a ser detida.

O próprio cidadão, um afro-americano de 40 anos chamado George Floyd e que segundo a polícia terá começado por resistir à detenção, diz algumas vezes que não consegue respirar, e geme de dores, antes de deixar de reagir. Em nenhuma altura o agente retira o peso de cima do seu pescoço, pressionando a garganta contra o pavimento da estrada.

O caso aconteceu durante o fim-de-semana, mas o vídeo começou a circular na segunda-feira, quando foi colocado nas redes sociais. Depois de inicialmente terem sido suspensos, os quatro agentes que estiveram presentes no local foram despedidos esta terça-feira, com o presidente da Câmara, Jacob Frey, a dizer que se tratou da decisão certa por parte da polícia.

Durante uma conferência de imprensa, Frey disse que o que se passou foi errado “a todos os níveis”.

“Isto não reflete os valores que o chefe [da Polícia] Arradondo tem trabalhado incansavelmente para incutir. Não representa a formação em que investimos nem as medidas que tomámos para garantir a responsabilização. Ser negro na América não devia ser uma sentença de morte”.

"Aquilo a que assistimos foi horrível, absolutamente errado. A vida deste homem interessa, ele interessa. Ele era filho de alguém, familiar de alguém, amigo de alguém. Era um ser humano e a sua vida interessava", acrescentou Frey.

Segundo as autoridades, os agentes foram chamados ao local por haver suspeitas de uma “falsificação”. Quando lá chegaram encontraram Floyd, aparentemente embriagado, dentro do seu veículo. Depois de sair do veículo, o homem terá resistido à detenção, levando à sua imobilização por parte dos polícias. Acabou por ser conduzido do local por uma ambulância, mas a morte foi declarada mais tarde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • analimpo
    28 mai, 2020 beja 09:12
    Depois de ver estas imagens chocantes estou a chorar... estou a tremer... estou horrorizada! Sou branca, mas podia ser preta, amarela ou vermelha... não pode "pagar o justo pelo pecador"! Em todas as raças há pessoas bem e mal comportadas... por o preto ter resistido à detenção não era caso para o polícia lhe ter colocado o joelho no pescoço e o ter sufocado! Até porque havia ali polícias sem fazerem nada que podiam ter ajudado a segurar o homem! Ele bastante se queixou mas o polícia só tirou o joelho de cima do pescoço dele passado tempo de ele parar de se queixar porque já estava morto!
  • maria Santos
    28 mai, 2020 Viseu 00:14
    Policia assassina, deviam de irem para a prisão, por crueldade e racismo, COVARDES!
  • Anónimo
    27 mai, 2020 21:27
    "Bosta da bófia" acaba por ser um eufemismo pois o que eu teria a dizer sobre esses polícias assassinos não permitiria que o meu comentário fosse aprovado aqui.

Destaques V+