Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h20.
A+ / A-
Arquivo
Visto de Fora - O país visto por dois jornalistas estrangeiros a viver em Portugal - 22/05/2020

​Visto de fora

UE tenta reanimar-se no pós-vírus

22 mai, 2020 • Anabela Góis com Pedro Caeiro


Um pouco por toda a Europa, a pandemia dá sinais de abrandamento e muitos países iniciaram a reabertura, apesar das preocupações com uma possível segunda vaga. Em França, este fim-de-semana é de alto risco, ontem foi feriado, e as autoridades têm apelado à prudência. Olivier Bonamici explica se os franceses têm sido prudentes nos últimos dias ou nem por isso.

Os números mostram que a pandemia parece mais controlada em França, ao mesmo tempo que, em Espanha, apesar dos números da Covid-19 estarem a diminuir, o estado de emergência voltou a ser prolongado. No programa de hoje, Begoña Iñiguez explica como é que tem sido a atitude dos espanhóis, se estão a respeitar as medidas de distanciamento social ou não.

Entretanto, por causa da pandemia, temos a Europa a braços com uma crise económica de proporções gigantescas. Mas esta semana, Emmanuel Macron puxou dos galões e, juntamente com Angela Merkel, propôs um fundo de recuperação para a União Europeia no valor de 500 mil milhões de euros.

A questão é saber se temos liderança europeia, finalmente, ou não. Esta proposta franco-alemã prevê que os 500 mil milhões de euros sejam a fundo perdido, ou seja não são empréstimos - que iriam agravar as dívidas públicas, mas há países que não estão com vontade de contribuir. Resta saber se os correspondentes a viver em Portugal acreditam num acordo ou se nos arriscamos a ter novas divisões e um bloqueio na União Europeia.

Desemprego não é imune à pandemia

Por cá, a pandemia está a causar graves problemas sociais. O desemprego registou em Abril o maior aumento de sempre. A procura de ajuda alimentar disparou. Olivier Bonamici analisa a resposta que está a ser dada a esta situação, ao mesmo tempo que Begoña Iñiguez explica se sente, ou não as pessoas mobilizadas, numa altura em que a campanha do Banco Alimentar Contra a Fome está decorre até ao fim do mês, desta vez só através de vales e da internet.

No programa de hoje, os correspondentes francês e espanhola analisam ainda o regresso às praias, a ajuda estatal aos meios de comunicação social, a foto de Marcelo Rebelo de Sousa que correu mundo de calções e máscara na fila do supermercado, bem como a hipótese de Ana Gomes como adversária da Esquerda nas próximas Presidenciais.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.