Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Prémios ao Novo Banco? “Nem tudo o que é legal é legítimo", lembra Justiça e Paz

25 mai, 2020 - 12:46 • Henrique Cunha

Comissão Nacional Justiça e Paz lembra que o país vive uma “crise económica e social sem precedentes” que não atinge todos na mesma medida. “Responsabilidade social das empresas não pode confundir-se com simples instrumento de promoção de imagem".

A+ / A-

A Comissão Nacional Justiça e Paz mostra-se chocada com possibilidade de atribuição de prémios de gestão no Novo Banco. Numa nota enviada à Renascença, a estrutura alerta para o facto de que é necessário ter presente “que nem tudo o que é legal é legítimo".

A Comissão pede "esforços partilhados" para que "as desigualdades não se agravem" e refere que “causa perplexidade e escândalo” a notícia de que um banco privado com apoios do Estado possa “vir a atribuir prémios de gestão” que implicam “uma ordem de grandeza de tal modo elevada que choca pela disparidade face à média das retribuições do trabalho em Portugal”.

A nota começa por referir que "o nosso país, como o mundo inteiro, vê-se hoje confrontado com uma crise económica e social de uma gravidade sem precedentes", uma crise que se traduz "para muitos, em desemprego, perda total ou muito substancial de rendimentos e privação da satisfação de necessidades básicas, como a alimentação".

A Comissão Nacional Justiça e Paz lembra que as "desigualdades que já anteriormente marcavam a nossa sociedade tendem a agravar-se, pois, como revelam vários estudos, são os mais pobres quem, de um modo geral, mais sofre com esta crise". E vai mais longe ao garantir que "a crise não atinge todos por igual e há quem não sofra perdas substanciais de rendimentos", para sugerir que "a estes é pedido um esforço de solidariedade, também ele sem precedentes, que permita minorar os seus efeitos".

E é perante este contexto, que a Comissão Nacional Justiça e Paz sublinha que "causa legítima perplexidade e escândalo a notícia de que um banco privado" que recorre a fundos do Estado possa vir a atribuir prémios que "implicam uma ordem de grandeza de tal modo elevada que choca pela disparidade face à média das retribuições do trabalho em Portugal".

Para a Comissão Nacional Justiça e Paz "esta situação, e outras semelhantes, em matéria de política de retribuições ou de distribuição de dividendos de que ficam excluídos os trabalhadores" contrastam "flagrantemente com os esforços de solidariedade que a atual situação reclama".

"Há que ter presente que nem tudo o que é legal é legítimo. E há que demonstrar que a responsabilidade social das empresas tem exigências de coerência e não pode confundir-se com um simples instrumento de promoção de imagem"; refere ainda a Nota que termina com uma afirmação do Papa Francisco, quando lembrou que nesta crise "estamos todos no mesmo barco e ninguém se salva sozinho".

"A coesão social é necessária, hoje mais do que nunca. Só a partilha equitativa dos esforços que nos são exigidos garante essa coesão", conclui a Comissão Nacional Justiça e Paz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+