Tempo
|
A+ / A-

Tiroide. Nódulo duro no pescoço ou perda de peso pode ser uma dica para ir ao médico

25 mai, 2020 - 07:40 • Carla Fino

As doenças da tiroide afetam cerca de 10% dos portugueses perto de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Os sintomas são os mais variados.

A+ / A-

Celebra-se, nesta segunda-feira, o Dia Mundial da Tiroide, uma glândula situada na parte da frente do pescoço, por baixo da maçã de Adão, importante na produção de hormonas para o equilíbrio do organismo.

Nos últimos anos, com a melhoria dos acessos a cuidados de saúde, o diagnóstico precoce tem permitido tratar tumores e nódulos da tiroide, mas o contexto da pandemia afastou as pessoas das consultas por receio de contágio.

Nuno Pinheiro, cirurgião no hospital CUF Descobertas, diz à Renascença que os problemas da tiroide não podem ser descurados. Até porque a tiroide “é um órgão simpático: dá aos doentes a probabilidade de ficarem curados”.

Perceber os sintomas é essencial para a cura. Por isso, “se houver alguma alteração na sua maneira de ser e de estar, não hesite em consultar um endocrinologista. Se notarem um nódulo duro, um nódulo que cresceu” no pescoço também é importante marcar uma consulta. “Não devem perder a oportunidade" de ficarem curados, afirma o especialista.

As hormonas produzidas pela tiroide regulam vários aspetos importantes no corpo, como a temperatura, a frequência cardíaca, a pressão arterial, o funcionamento do intestino e até estados de humor.

O seu mau funcionamento tem, pois, diversos efeitos. Entre os sinais mais comuns de doenças da tiroide estão oscilações de peso sem explicação, modificações no apetite, tremores, fadiga, palpitações cardíacas sem causa atribuída e, sobretudo, olhar fixo e olhos salientes.

As doenças da tiroide afetam cerca de 10% dos portugueses, sobretudo mulheres a partir dos 35 anos.

Os nódulos, o hipotiroidismo (produção insuficiente de hormonas) e o hipertiroidismo (produção excessiva de hormonas) são as patologias mais comuns.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+