Tempo
|
A+ / A-

Covid-19: Veja o número de casos por concelho. Sintra, Lousada e Seixal entre os municípios com maior aumento

25 mai, 2020 - 13:58 • Joana Gonçalves

Pelo menos 42 municípios registam um aumento no número de infetados nas últimas 24 horas. Os dados da Direção-Geral da Saúde revelam apenas 91% dos casos notificados, por falta de "informação fidedigna".

A+ / A-

Veja também:


Dados divulgados esta segunda-feira, no boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelam que há 223 concelhos portugueses com, pelo menos, três casos confirmados do novo coronavírus.

Sintra (+72) - que soma 179 novos casos em apenas uma semana -, Lousada (+16), Seixal (+11), Moita (+10), Loures (+9) e Almada (+9) são os concelhos com maior aumento no número de infetados nas últimas 24 horas, segundo a lista da DGS.

De acordo com o mesmo documento, 42 municípios registam, pelo menos, mais um caso confirmado de Covid-19 face ao dia anterior e sete concelhos somam mais de mil infetados - Lisboa, Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos, Braga, Gondomar e Sintra.

Segundo o boletim diário, nas últimas 24 horas registaram-se 165 novos casos de Covid-19, em Portugal. No entanto, os dados referentes ao número de infetados por concelho, dão conta de 214 novos casos. A Renascença questionou a Direção Geral da Saúde sobre a razão desta discrepância, mas até ao momento não obteve resposta.

À Renascença, o diretor do serviço de doenças infecciosas do Hospital Curry Cabral tinha já admitido atrasos no registo dos dados no SINAVE.

Lisboa ocupa o topo da tabela com um total 2.182 infetados com o novo coronavírus, seguida de Vila Nova de Gaia (1.552), Porto (1.347) e Matosinhos (1.269). Dos 223 concelhos com pelo menos três casos confirmados de Covid-19, 181 não registam aumento no número de infetados face ao dia anterior.

Sabendo que a contabilização não será relativa ao total dos casos – nem acompanhará em simultâneo os dados reportados pelas autarquias - a DGS optou por disponibilizar apenas dados do SINAVE, sistema nacional de vigilância epidemiológica.

Portugal regista 1.330 mortos (mais 14 em 24 horas) e 30.788 (mais 165) casos confirmados do novo coronavírus, segundo o balanço diário da Direção-Geral de Saúde.

O relatório revela que 17.822 pacientes já recuperaram da doença (mais 273), superando o atual número de casos ativos no país - 11.636.

A região Norte é a que regista o maior número de mortos (744), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (322), do Centro (233), do Algarve (15), dos Açores (15) e do Alentejo, que regista um óbito, adianta o relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24h00 de domingo, mantendo-se a Região Autónoma da Madeira sem registo de óbitos.

Apenas seis dos 14 óbitos no boletim diário ocorreram nas últimas 24 horas. Segundo o secretário de Estado da Saúde, "os restantes resultam da verificação dos certificados de óbitos".

A taxa de letalidade global situa-se nos 4,3%, mas acima dos 70 anos está nos 16,7%.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+