Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Balanço DGS. Há 1.330 mortos (mais 14) e 30.788 infetados

25 mai, 2020 - 13:14 • Redação

"Desconfinar não é descontrair. Normalizar não é desresponsabilizar​", aproveitou para lembrar o secretário de Estado da Saúde.

A+ / A-

Veja também:


Portugal regista 1.330 mortos (mais 14 em 24 horas) e 30.788 (mais 165) casos confirmados do novo coronavírus, segundo o balanço diário da Direção-Geral de Saúde.

O relatório mostra que há 17.822 pacientes que recuperaram da doença (mais 273).

A região Norte é a que regista o maior número de mortos (744), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (322), do Centro (233), do Algarve (15), dos Açores (15) e do Alentejo, que regista um óbito, adianta o relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24h00 de domingo, mantendo-se a Região Autónoma da Madeira sem registo de óbitos.

Apenas seis dos 14 óbitos no boletim diário ocorreram nas últimas 24 horas. Segundo o secretário de Estado da Saúde, "os restantes resultam da verificação dos certificados de óbitos".

A taxa de letalidade global situa-se nos 4,3%, mas acima dos 70 anos está nos 16,7%.

"Desconfinar não é descontrairDesconfinar não é descontrair. Normalizar não é desresponsabilizar", aproveitou para lembrar o mesmo responsável. "Os portugueses têm um dever cívico “de se protegerem e de protegerem os outros."

A sua intervenção, António Lacerda Sales revelou que no domingo chegaram mais ventiladores encomendados à China. “São mais 60 ventiladores cruciais para aumentar a capacidade de resposta dos cuidados intensivos.”

Desde março já foram feitos 745 mil testes, de acordo com os números do secretário de Estado, acrescentando que de 1 a 13 de maio foram feitos em média 13.700 testes por dia.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou que subiu para 121 o número de trabalhadores da Sonae MC da Azambuja infetados com a Covid-19. Na mesma zona mas noutras empresas, foram ainda confirmados mais cinco casos de covid-19, três numa empresa e dois noutra. No total das empresas da Azambuja, foram realizados mil testes.

O boletim epidemiológico da DGS mostra que há 531 pessoas internadas (menos cinco), das quais 72 nos cuidados intensivos (menos seis).

A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 344.964 pessoas e infetou mais de 5,4 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 11h00 desta segunda-feira, baseado em dados oficiais. Pelo menos, 2.110.500 foram considerados curados.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano passou a ser o que tem mais casos confirmados (mais de 2,4 milhões, contra dois milhões no continente europeu), embora com menos mortes (mais de 143 mil, contra quase 174 mil).

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), paralisando setores inteiros da economia mundial, num “grande confinamento” que vários países já começaram a aliviar face à diminuição dos novos contágios.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.


Evolução do novo coronavírus em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+