Tempo
|
A+ / A-

Roma multa quem atirar máscaras ou luvas para o chão

25 mai, 2020 - 23:53 • Lusa

A multa vai oscilar entre 25 e 500 euros.

A+ / A-

Veja também:


A autarquia de Roma vai aplicar multas entre 25 e 500 euros a todas as pessoas que atirem máscaras ou luvas para a via pública, medida aprovada pela capital de Itália para mitigar a propagação da pandemia.

“Durante os meses de emergência sanitárias devido ao [novo] coronavírus, os nossos operadores ecologistas denunciaram em numerosas ocasiões o descarte de máscaras e luvas usadas para o chão por pessoas mal-educadas”, lamentou a presidente da autarquia, Virginia Raggi, citada pela agência espanhola Efe.

A capital italiana estabeleceu “a proibição” até 31 de julho de abandonar este tipo de equipamentos de proteção individual e a aplicação de multas.

Em várias ruas de Roma é possível encontrar várias máscaras e luvas descartadas na via pública, uma ação que foi denunciada por várias associações ambientalistas, uma vez que pode colocar em risco a saúde pública, aumentando também o lixo nas ruas.

Estes objetos devem ser colocados em contentores do lixo depois de utilizados.

As preocupações destas associações vão ao encontro das da presidente da autarquia, que sublinhou que o abandono destes equipamentos de proteção individual “constitui um potencial risco sanitário”.

A nível global, segundo um balanço da France-Presse, a pandemia de Covid-19 já provocou quase 345 mil mortos e infetou mais de 5,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 2,1 milhões de doentes foram considerados curados.

Itália já registou 32.785 mortos e mais de 229 mil casos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • LUISA LEITE
    26 mai, 2020 ODIVELAS 23:47
    Também tenho verificado que algumas pessoas em Portugal têm o mesmo procedimento. Assim, e considerando a actual pandemia, julgo deveria ser considerado crime contra a saúde pública e deveria ser aplicada multa ou coima. Igualmente o mesmo se deveria aplicar a grupos cujo número de pessoas fosse superior a 10 ou quem não cumpra a distância social deliberadamente.
  • Pedro Oliveira
    26 mai, 2020 Cascais 10:29
    O mesmo se passa cá por pessoas mal educadas, e nada lhes acontece

Destaques V+