Tempo
|
A+ / A-

Euroliga de basquetebol 2019/20 cancelada

25 mai, 2020 - 14:21 • Redação com Lusa

Em Portugal, os campeonatos de basquetebol foram cancelados a 29 de abril, devido à pandemia de Covid-19.

A+ / A-

A temporada 2019/20 da Euroliga e da Eurocup, suspensas desde 12 de março devido à pandemia de covid-19, foram canceladas esta segunda-feira, anunciou em comunicado a Euroliga Basquetebol, que organiza ambas as provas.

“Época 2019/20 da Euroliga e da Eurocup canceladas”, anuncia o documento, adiantando que as equipas participantes nas duas provas transitam para a época 2020/21, tendo a Euroliga início em 1 de outubro e a Eurocup em 30 de setembro.

Este foi o resultado da quarta reunião da comissão executiva da entidade organizadora das duas competições desde a suspensão da temporada e a decisão foi tomada “depois de exploradas todas as opções existentes”.

“A saúde e segurança dos nossos atletas, adeptos, ‘staff’ e das comunidades locais continua a ser a nossa maior prioridade”, avança o comunicado, explicando que “a diferente evolução da pandemia nos diversos países não permitia que as equipas tivessem as mesmas condições para se prepararem”.

Assim, e em nome da “integridade da competição”, eventuais modificações no sistema de competição foram “descartadas”, sendo que a opção teve também a intenção de “evitar alterações que afetassem o calendário de 2020/21″.

Decisão mais difícil em 20 anos de história

“Esta foi, sem dúvida, a decisão mais difícil que tivemos de tomar em 20 anos de história. Por razões que fogem ao nosso controlo, tivemos de cancelar a época”, lamentou o diretor executivo da Euroliga Basquetebol, Jordi Bertomeu.

Em 26 de abril, tinha sido prometida uma decisão definitiva para 24 de maio, sendo que, então, a competição anunciou que pretendia – assim tivesse autorização das autoridades sanitárias e governos – fechar a época entre 4 e 26 de julho, com a realização dos 54 jogos da época regular em falta e de uma final a 8.

A principal competição europeia de clubes contava com 28 jornadas disputadas, de 34, com os turcos do Efes a liderarem, com 24 triunfos, mais dois do que Real Madrid e FC Barcelona e cinco face a CSKA Moscovo e Maccabi Telavive — estas cinco equipas já tinham garantido um lugar nos oito primeiros.

Após a declaração de pandemia, em 11 de março, as competições desportivas de quase todas as modalidades foram disputadas sem público, adiadas — Jogos Olímpicos Tóquio2020, Euro2020 e Copa América -, suspensas, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais, ou mesmo canceladas.

Em Portugal, as competições de basquetebol foram canceladas a 29 de abril, numa decisão conjunta das federações de basket, hóquei em patins, voleibol e andebol, que também terminaram os respetivos campeonato.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+