Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Afeganistão. Talibãs declaram cessar-fogo durante três dias

23 mai, 2020 - 21:30 • Lusa

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, aceitou o cessar-fogo de três dias proposto pelos talibãs.

A+ / A-

Os talibãs declararam unilateralmente um cessar-fogo de três dias, por ocasião do Eid al-Fitr, o feriado que assinala o fim do Ramadão, depois de dois meses de escalada dos ataques contra as forças de segurança do Afeganistão.

Numa declaração de um porta-voz dos talibãs, a liderança dos rebeldes ordena aos seus combatentes que "tomem medidas especiais para a segurança dos seus compatriotas e não lancem operações ofensivas contra o inimigo". No entanto, o cessar-fogo admite que se defendam em caso de ataque.

Desde 2001, quando foram afastados do poder pela ofensiva da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, que os talibãs não ordenavam a deposição das armas. Ainda no final de abril, os rebeldes rejeitaram uma proposta do Presidente afegão, Ashraf Ghani, para a interrupção das hostilidades, considerando-a "não racional nem convincente".

O cessar-fogo de três dias ocorre na sequência de dois meses em que foram realizados mais de 3.800 ataques no país, que resultaram na morte de 420 civis e em 906 feridos, de acordo com um balanço recente das autoridades afegãs. Apesar disso, os talibãs reiteraram esta semana a vontade de respeitar o acordo de paz assinado com os EUA, em fevereiro, que prevê a retirada de tropas estrangeiras do Afeganistão num prazo de 14 meses.

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, aceitou o cessar-fogo de três dias proposto pelos talibãs.
"Saúdo o anúncio de cessar-fogo feito pelos talibãs. O governo afegão alarga a oferta de paz. Na qualidade de comandante-chefe, dei instruções à ANDSF (Forças Nacionais de Defesa e Segurança) para cumprir a trégua de três dias e para só se defender se for atacada", afirmou o líder afegão, numa mensagem publicada na rede social Twitter, remetendo mais informações para o discurso que irá proferir no domingo.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+