Tempo
|
A+ / A-

​Covid-19

Prolongar "lay-off" simplificado? CGTP diz que vai esperar para ver

23 mai, 2020 - 09:43 • Carla Fino , Cristina Nascimento

Ministra do Trabalho reconhece que a ativadade empresarial ainda não está normalizada e, como tal, os apoios às empresas devem refletir essa realidade.

A+ / A-

Veja também:


A CGTP diz que vai esperar para ver quais são as propostas do Governo sobre um eventual prolongamento e ajuste do "lay-off" simplificado" que vigora até ao fim do mês de junho.

Em declarações à Renascença, a secretária-geral da central sindical diz, no entanto, que a expectativa não é alta, até porque desde o início não concordam com a medida.

“Esta medida efetivamente não foi feita para impedir aproveitamentos, pelo contrário. Permitiu os aproveitamentos de grandes grupos económicos que recorreram e estão em ‘lay-off’, tendo a Segurança Social a pagar uma boa parte dos dois terços do salário dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, distribuindo lucros", diz Isabel Camarinha.

"Isto é inaceitável, é o que vamos dizer ao Governo na quarta-feira e vamos efetivamente continuar a exigir que as medidas que são tomadas sejam para garantir a retribuição total ais trabalhadores e os seus postos de trabalho”, acrescenta.

O Governo está a ponderar prolongar o regime de "lay-off" simplificado, mas numa versão adaptada ao novo momento que o país e as empresas atravessam. O anúncio foi feito pela ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, durante uma conferência online promovida pela Ordem dos Contabilistas Certificados.

"Teremos aqui um momento de transição em que é preciso adaptarmos, e é nesse sentido que estamos a trabalhar, aquela que foi a medida do 'lay-off' simplificado a uma medida pós 'lay-off' simplificado", disse a governante.

A ideia, acrescentou, vai no sentido de adaptar a medida a "uma reabertura da atividade".

"Neste momento já não temos as empresas completamente paradas em que estivemos a criar um mecanismo para pagar a suspensão do trabalho e dos trabalhadores, porque não havia atividade. A medida era no sentido de apoiar 100% uma situação de suspensão e agora pensarmos como se passa para uma lógica de reabertura, reconhecendo que a atividade ainda não está normalizada", explicou ainda.

O diploma do lay-off simplificado está em vigor até dia 30 e as associações patronais pedem o alargamento por pelo menos mais três meses.

Já na quarta-feira, durante o debate quinzenal no Parlamento, o primeiro-ministro admitiu a hipótese de vir a prolongar o apoio às empresas, mas sem precisar de que forma esse apoio será prestado.

“A eventual prorrogação desta medida de ‘lay-off’, o regime normal de ‘lay-off’ ou qualquer outra medida de natureza equivalente” serão assuntos em cima da mesa nas reuniões que terá na próxima semana com os partidos, disse António Costa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Marco Almeida
    24 mai, 2020 Olhão 00:00
    Afinal o lápiz azul ainda existe, eu explico o estado não paga lay off nenhum no Algarve ponto
  • Marco Almeida
    23 mai, 2020 Olhão 17:17
    Mas se o governo as empresas pequenas não paga o lay off, a minha esposa ainda não recebeu um cêntimo do mês de Abril, assim também eu digo que fica tudo em lay off por tempo indeterminado

Destaques V+