Tempo
|
A+ / A-

Está aí o calor. Temperaturas vão chegar aos 35 graus no fim de semana

22 mai, 2020 - 07:44 • Marta Grosso

No Sul e regiões do interior, o calor vai sentir-se mais. DGS recomenda medidas de proteção, sobretudo para a população mais vulnerável: crianças e idosos.

A+ / A-

A época balnear só começa a 6 de junho, mas o tempo de praia já chegou. Neste fim de semana, e já nesta sexta-feira, as temperaturas máximas vão ultrapassar os 30 graus celsius em algumas regiões.

Nesta sexta-feira, a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para nebulosidade matinal no litoral Norte e Centro e intensificação do vento no litoral e nas terras altas a partir da tarde.

O céu vai estar, em geral, pouco nublado ou limpo e a temperatura vai subir um pouco no Algarve.

Em Faro, a máxima deverá chegar aos 32 graus, tal como em Évora e Beja. Em Lisboa, a temperatura deverá subir aos 27 graus e no Porto aos 22. No resto do país, as máximas deverão ultrapassar os 25 graus.

Para sábado, o IPMA prevê uma subida da temperatura, com as máximas a chegarem aos 35 graus em Faro em Beja, aos 34 em Évora, 32 em Castelo Branco e Santarém e 30 em Setúbal.

O termómetro vai ainda subir aos 29 graus em locais como Sines, Bragança, Braga e Lisboa. Porto e Aveiro é onde a máxima vai estar mais baixa, devendo atingir os 23 graus.

Tendo em conta o que se passou no fim de semana anterior, e face ao calor previsto para o próximo sábado e domingo, a Autoridade Marítima Nacional já avisou que vai marcar presença, de modo a garantir que as regras de distanciamento são cumpridas.

“Sempre que forem desrespeitadas as normas instituídas, o dispositivo irá atuar, mas sempre numa postura construtiva", disse à Lusa o comandante Fernando Pereira da Fonseca.

Tome cuidado e proteja-se, pede DGS

Por causa da previsão de temperaturas altas para os próximos dias, a Direção-Geral da Saúde recomenda à população que tome medidas de proteção contra o calor, sobretudo as pessoas mais vulneráveis.

“A exposição a períodos de calor intenso”, durante as chamadas “ondas de calor, constitui uma agressão para o organismo, podendo conduzir à desidratação, ao agravamento de doenças crónicas, a um esgotamento ou a um golpe de calor, situação muito grave e que pode provocar danos irreversíveis na saúde, ou inclusive levar à morte”, alerta a DGS.

Por isso, na sua página da internet, é recomendada a ingestão de água, a procura de lugares frescos e evitar a exposição ao sol nas horas mais perigosas – ou seja, entre as 11 e as 17 horas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+