|

 Casos Ativos

 Suspeitos Atuais

 Recuperados

 Mortes

A+ / A-

Reino Unido vai impor quarentena a quem chegar do estrangeiro

22 mai, 2020 - 10:11 • Redação com Reuters

Estrangeiros e britânicos terão de se isolar durante 14 dias e, se não cumprirem, a multa será pesada: mais de mil euros.

A+ / A-

O Reino Unido vai implementar quarentena obrigatória de 14 dias para todas as pessoas, incluindo cidadãos britânicos, que cheguem ao país do estrangeiro, como medida de combate à pandemia da Covid-19.

Segundo a ministra do Interior, Priti Patel, que falava na conferência de imprensa diária, qualquer pessoa que chegue ao país por via aérea, marítima ou ferroviária vai ter de preencher um formulário com as informações de contacto e da viagem para que possam ser afetados se surgirem infeções de alguém próximo, e também para as autoridades confirmarem que estão a cumprir o isolamento.

Quem romper quarentena será obrigado a pagar uma multa de 1.000 libras, o que equivale a cerca de 1.117 euros.

Em declarações à BBC 4, o ministro da Irlanda do Norte assumiu que não sabe "quanto tempo a quarentena irá durar". "É algo que iremos rever aproximadamente a cada três semanas", referiu Brandon Lewis.

A medida tem por objetivo "proteger a saúde das pessoas" e manter o R, taxa de transmissibilidade do novo coronavírus, "baixo e o mais perto de zero possível nas próximas semanas e meses".

Só alguns casos estarão isentos de cumprir quarentena: quem chegue da República da Irlanda e trabalhadores de setores específicos, como camionistas.

As pessoas são aconselhadas a usar um transporte pessoal para se deslocarem para a residência ou local que indiquem onde vão passar a quarentena, a qual não se aplica a pessoas vindas da Irlanda, motoristas de transportes de mercadorias, médicos que estejam envolvidos no combate à pandemia de covid-19 e trabalhadores agrícolas sazonais.

A medida deverá ser anunciada esta sexta-feira pela ministra do Interior britânica, Priti Patel, na conferência de imprensa diária de atualização da situação pandémica no Reino Unido.

Na quinta-feira, o Reino Unido registava 36.042 mortes em 250.908 pessoas infetadas pela Covid-19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.