Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19: De visita ao Oceanário, Marcelo vê "harmonia" política e "portugueses em transição psicológica”

21 mai, 2020 - 17:50 • Redação

Chefe de Estado indica que o valor do R, que mede a taxa de contágio, ficou abaixo 1 nos últimos cinco dias, numa altura em que Portugal está na segunda fase de desconfinamento em plena pandemia do novo coronavírus.

A+ / A-

Veja também:


Os portugueses estão numa fase de “transição psicológica” em matéria de desconfinamento em tempo de pandemia de Covid-19, afirmou esta quinta-feira o Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa elogiou o espírito de união e "harmoniza" entre os atores políticos.

No final de uma visita ao Oceanário de Lisboa, o chefe de Estado disse que o valor do R, que mede a taxa de contágio, ficou abaixo 1 nos últimos cinco dias, à exceção da região Centro e que a população vai dando pequenos passos cautelosos rumo à normalidade possível, depois de um "comportamento exemplar no confinamento".

“Conviria que a economia acelerasse, que o comércio, a restaurações, e mais tarde a hotelaria e o turismo interno acelerassem. Eu concordo, mas esse passo vai sendo dado com os portugueses a fazerem uma transição psicológica”, disse o Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa considera que o regresso dos alunos do 11.º e 12.º ano às escolas, desde segunda-feira, é um exemplo dessa transição que “não se faz de um dia para o outro, mas ao longo das semanas".

O Presidente salientou que o Oceanário de Lisboa, na zona do Parque das Nações, é um bom exemplo de como é possível visitar um espaço público em segurança neste período de pandemia.

Questionado pelos jornalistas, o chefe de Estado fez uma analogia entre a harmonia das espécies marinhas que tinha acabado de ver no Oceanário e o momento atual da política portuguesa em tempo de pandemia de Covid-19.

“Eu acho que o Oceanário é um bom retrato daquilo que tem sido o enfrentar da pandemia nos últimos meses, a harmoniza entre Presidente da República, presidente da Assembleia da República, primeiro-ministro, Governo, líder da oposição, partidos da oposição”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Para vencer a epidemia "é muito importante esta unidade e tem havido, ao longo dos meses, esta harmonia de que fala, unidade no diálogo e na ação", salientou.

De acordo com Marcelo Rebelo de Sousa, só assim foi possível "por de pé o estado de emergência pela primeira vez em democracia, renová-lo duas vezes e continuar, agora, numa diversa situação jurídica, o combate a uma pandemia que não desapareceu, continua presente na vida de todos nós e que queremos que seja controlada ao mesmo tempo que reabrimos a sociedade".

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse que o primeiro-ministro, António Costa, e o Presidente da República, convivem harmoniosamente.

Marcelo não comenta declarações de outros atores políticos, mas contata "que tem havido esforço muito grande, desde março até agora, de concertação e parceria perante as crises a pensar no futuro do país".

Portugal regista 1.277 mortos (mais 14 que na quarta-feira) e 29.912 infetados (mais 252, o que supõe um aumento de 0,8%) pelo novo coronavírus, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS).

O relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24h00 de quarta-feira, indica que, esta quinta-feira, há registo de 6.452 pessoas recuperadas da Covid-19, o mesmo número do dia anterior.

A taxa de letalidade mantém-se nos 4,3% (16,3% acima dos 70 anos).

Mapa da Covid-19 em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel
    21 mai, 2020 Valadares-V.N.Gaia 19:57
    Pronto quando já não há nada para ver vai-se ao oceanário. Vida de presidente. Pobre vida. Aliás vida de presidente.... que rica vida.

Destaques V+