Tempo
|
A+ / A-

Cantanhede eliminou um ninho de vespa asiática por dia em 2019

21 mai, 2020 - 10:15 • Lusa

Proteção Civil do município do distrito de Coimbra destruiu um total de 388 ninhos de vespa velutina no ano passado.

A+ / A-

O serviço municipal de Proteção Civil (SMPC) de Cantanhede, no distrito de Coimbra, destruiu, em 2019, um total de 388 ninhos de vespa asiática - mais de um por dia -, anunciou a autarquia, esta quinta-feira.

De acordos com dados enviados à agência Lusa, em 2019 foram eliminados mais ninhos (388) do que no total dos quatro anos anteriores (278), desde que, em 2015, foi identificado o primeiro caso na freguesia de Murtede. No total, em cinco anos, o número de ninhos de vespa velutina destruídos pelo SMPC de Cantanhede ascendeu a 666 em todo o concelho.

Questionado pela agência Lusa sobre dados relativos ao ano em curso, o município de Cantanhede frisou que a informação atualmente disponível reporta a 31 de dezembro de 2019 e que os valores de 2020 "serão apresentados apenas no início do ano de 2021".

Conselhos para lidar com a vespa


Na nota, a Proteção Civil municipal de Cantanhede destaca o "significativo aumento de pedidos de identificação de vespas asiáticas e de destruição/tratamento dos seus ninhos". São feitas diversas recomendações à população, desde logo o apelo, a quem identificar um ninho daquela espécie, para que "não interfira" com ele.

"Contacte de imediato os serviços da Proteção Civil municipal, que assegurará a validação e eficaz destruição do ninho em causa, com pessoal especializado e devidamente equipado para realizar a operação em segurança", aconselha.

O SMPC de Cantanhede frisa, ainda, que o "principal impacto conhecido" da vespa asiática "é a forte predação das abelhas e de outros insetos polinizadores".

"Não sendo a vespa asiática individualmente mais agressiva para o ser humano do que a vespa europeia, reagindo em grupo de forma agressiva quando sente ameaças ao seu ninho", esclarece.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+