Tempo
|
A+ / A-

OMS avisa que ainda há "longo caminho a percorrer" no combate à Covid-19

21 mai, 2020 - 10:45 • Redação

Para o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, "garantir saúde de qualidade para todos não é apenas a escolha certa: é a escolha inteligente".

A+ / A-
Veja também:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) avisa que ainda há um longo caminho a percorrer, no combate à pandemia do novo coronavírus.

Em conferência de imprensa, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, mostrou preocupação com "o número crescente de casos" em países mais desfavorecidos e salientou que, "para viver num mundo seguro, garantir saúde de qualidade para todos não é apenas a escolha certa: é a escolha inteligente".

"Ainda temos um longo caminho a percorrer nesta pandemia", declarou Ghebreyesus, após Assembleia Mundial da Saúde, em que ficaram definidos quatro aspetos chaves para o combate à Covid-19:

"Primeiro, há uma prioridade global para assegurar a distribuição justa de todas as tecnologias essenciais de saúde necessárias para a luta contra a pandemia da Covid-19. Segundo, os tratados internacionais relevantes devem ser ativados quando necessário. Terceiro, as vacinas da Covid-19 devem ser classificadas como bem público global para a saúde, de forma a acabar com a pandemia. Quarto, a colaboração para promover investigação e desenvolvimento nos setores privado e público deve ser encorajada."

O diretor-geral da OMS enalteceu a "solidariedade sem precedentes" dos chefes de Governo do mundo inteiro, assim como o "compromisso para levantar todas as barreiras ao acesso universal a vacinas, diagnósticos e terapias". O objetivo é "garantir uma resposta mais coerente, coordenada e justa, que salve vidas e empregos".

Apesar da tragédia da pandemia do novo coronavírus - mais de cinco milhões de pessoas infetadas em todo o mundo, das quais morreram mais de 328 mil -, Ghebreyesus frisou que "há esperança constante".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+