Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Famílias e empresas estão mais endividadas

21 mai, 2020 - 13:28 • Sandra Afonso

Desde o incício de Março, o crédito das empresas está a subir, enquanto no das famílias a tendência é de queda.

A+ / A-

O recurso ao crédito aumentou entre fevereiro e março, 1,3 mil milhões, para 725 mil milhões de euros, segundo dados publicados esta quinta-feirae pelo Banco de Portugal.

Segundo o supervisor, o aumento do endividamento no sector privado chegou a 1,7 mil milhões de euros, mas acabou por ser compensado por uma redução no setor público, de 400 milhões de euros.

Esta redução das dívidas do Estado são justificadas pela diminuição do endividamento externo (2,1 mil milhões de euros), isto apesar de terem subido as dívidas à banca (1,4 mil milhões de euros) e às empresas (200 milhões de euros).

No final de março, a dívida total do sector não financeiro chegava aos 725 mil milhões de euros, mais de 322 mil milhões são do setor público, os restantes 402 mil milhões são dívida do setor privado.

Crédito das empresas está a subir

Segundo o novo indicador publicado pelo Banco de Portugal, em março de 2020, a taxa de variação anual do endividamento total das empresas privadas foi de 0,6%, mais 0,2 pontos percentuais do que o registado no mês anterior. A tva do endividamento total dos particulares diminuiu 0,2 pp, para 0,8%.

No primeiro mês de impacto da pandemia em Portugal, só as empresas aumentaram o endividamento em 1,9 mil milhões de euros, sobretudo “face ao setor financeiro". Um acréscimo “parcialmente compensado pela diminuição do endividamento dos particulares em 0,2 mil milhões de euros [200 milhões de euros], principalmente face ao setor financeiro”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+