Tempo
|
A+ / A-

Porto quer isentar feirantes do pagamento de taxas até ao fim do ano

20 mai, 2020 - 21:42 • Lusa

A maioria refere que, embora a aprovação desta isenção pretendida resulte em perda de receita municipal, esta não põe em causa os orçamentos municipais de 2020 e 2021, traduzindo-se num valor suportável,

A+ / A-

Veja também:


A Câmara do Porto vai propor isentar do pagamento de taxas municipais os vendedores das feiras e mercados, no período entre 13 de março a 31 de dezembro, no valor estimado de cerca de 131 mil euros.

Na proposta a que a Lusa teve acesso e que vai ser discutida na reunião privada do executivo de segunda-feira, a maioria assinala que o mesmo apoio tinha já sido concedido à atividade económica empresarial e comercial que viu ser aprovada, em 11 de maio, a isenção total do pagamento das taxas tributadas, face à situação excecional provocada pela pandemia de Covid-19.

Considerando que também as feiras e mercados fazem parte do tecido económico da cidade, a maioria propõe a aprovar a concessão de benefícios fiscais, nomeadamente a isenção total no pagamento de taxas municipais e a devolução/reembolso das taxas liquidadas e entretanto cobradas.

De acordo com a proposta, o período de concessão deste apoio decorre desde 13 de março e a 31 de dezembro de 2020, podendo apenas beneficiar do mesmo, os vendedores que tenham a sua situação tributária regularizada perante o município.

A maioria refere que, embora a aprovação desta isenção pretendida resulte em perda de receita municipal, esta não põe em causa os orçamentos municipais de 2020 e 2021, traduzindo-se num valor suportável, estimado em 131 608 euros, tendo por referência o valor liquidado no período homólogo.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 323 mil mortos e infetou quase 4,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,8 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.263 pessoas das 29.660 confirmadas como infetadas, e há 6.452 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+