Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ciclismo

Volta a Portugal inspira-se no Tour para correr na data marcada

20 mai, 2020 - 14:25 • João Paulo Ribeiro

Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo revela a base dos preparativos para a prova, com data oficializada pela UCI.

A+ / A-

Veja também:


A União Ciclista Internacional (UCI) já oficializou as datas da Volta a Portugal. A prova mantém-se no período agendado, entre 29 de julho a 9 de agosto. Ainda assim, a viabilização da prova não está assegurada.

Nesta altura, a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) está a elaborar um documento com um conjunto de normas para apresentar à Direção-Geral da Saúde e só depois haverá uma decisão final.

"Estamos a trabalhar um plano sanitário e desportivo que se adeque às novas regras impostas pela DGS e adaptá-las à Volta à Portugal. É um trabalho que está a ser desenvolvida de forma intensa e que esperamos apresentar, na próxima semana, à Secretaria de Estado da Juventude e Desporto", explica Delmino Pereira, presidente da PFC, a Bola Branca.

Delmino Pereira está confiante na realização da prova portuguesa, revelando que está a inspirar-se no modelo francês do Tour 2020:

"Estamos a trabalhar com base nas diretrizes que estão a ser desenvolvidas em França. Apostamos em regras sanitárias muito exigentes e rigorosas. Estamos a tentar defender uma atividade profissional, que é o ciclismo de estrada, que se pratica em Portugal, e um evento que tem uma dimensão e história muito grandes no nosso país. Queremos que a Volta 2020 transmita uma energia positiva e que seja vista como um evento de retoma do desporto em Portugal, mas reconhecemos que estamos a atravessar uma montanha russa de dificuldades."

Dificuldades para todos


O presidente da FPC admite que o ciclismo está a atravessar um período muito difícil, porque alguns dos países mais afetados pela pandemia do novo coronavírus são, precisamente, os mais fortes na modalidade. Casos de França, Itália e Espanha, casas das três Grandes Voltas.

"Estamos a tentar reconstruir o ciclismo. São tempos muito difíceis. O plano de retoma está assente em muita incerteza mas acreditamos que, com rigor e profissionalismo, vamos conseguir realizar as grandes provas de verão", conclui.

Após a interrupção em março, devido à pandemia da Covid-19, a primeira prova do calendário da UCI é na Roménia, de 2 a 5 de julho, marcando o regresso do ciclismo à estrada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+