Tempo
|
A+ / A-

Notícia Bola Branca

​Liga. Clubes "empurram" Pedro Proença para a porta de saída

20 mai, 2020 - 12:46 • Rui Viegas

Liderança do presidente da Liga está em causa. Reunião marcada para quinta-feira, com todos os emblemas do campeonato principal, promete ser "escaldante".

A+ / A-

Uma maioria de clubes da I Liga de futebol vai pressionar o presidente da Liga de Clubes, Pedro Proença, para que este apresente a demissão já esta quinta-feira.

Bola Branca sabe que o tema esteve no centro de uma conversa mantida na terça-feira, entre 10 dos 18 clubes do escalão principal, precisamente no dia em que deveria ter acontecido uma reunião de presidentes, entretanto adiada pela segunda vez, desta feita para quinta-feira, tal como a Renascença adiantou no início da semana.

A liderança e a autoridade do presidente da Liga foram postas em causa na conversa de ontem, exclusivamente entre os clubes.

Ao que apurou Bola Branca, Proença foi bastante criticado, com o Benfica a assumir um papel mais interventivo. Ao lado das águias estiveram emblemas como Sporting, Sporting de Braga, Marítimo, Famalicão ou Boavista. FC Porto, Paços de Ferreira ou Vitória de Setúbal não participaram.

No centro do descontentamento que se arrasta em relação ao presidente da Liga está uma carta dirigida por Pedro Proença ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já depois de outra semelhante, enviada ao Governo, que deixou os clubes de cabelos em pé.

Na missiva, Pedro Proença sugeria a "influência" do chefe de Estado com vista a que as operadoras de televisão permitissem a transmissão de jogos em sinal aberto, na reta final da I Liga. As operadoras, e a NOS em particular - sendo patrocinadora direta da prova -, e por consequência os clubes, não gostaram da proposta.

Na reunião desta quinta-feira da Liga, com todos os presidentes, marcada para as 18h00, ficará oficializado o calendário das últimas dez rondas do campeonato, bem como os respetivos estádios a utilizar, entretanto viabilizados pela Direção Geral da Saúde (DGS). Porém, como se percebe igualmente, este até poderá nem ser o assunto principal "em cima da mesa".

Já esta quarta-feira, em comunicado, a Liga Portugal informou que a DGS deu conta à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) do resultado das visitas realizadas a 15 estádios candidatos a receber os jogos da retoma.

São nove, os recintos aprovados pelas autoridades de saúde e que poderão de imediato receber desafios: Cidade do Futebol, D. Afonso Henriques, Dragão, estádio João Cardoso, Alvalade, estádio do Marítimo, Municipal de Braga, Luz e Portimão Estádio.

Quanto aos estádios de Vitória de Setúbal (Bonfim), Paços de Ferreira (Capital do Móvel), Gil Vicente (Cidade de Barcelos), Desportivo das Aves, Boavista (Bessa) e Rio Ave (Arcos), a DGS encontrou um conjunto de correções a fazer, para que possam ser novamente vistoriados.

Em declarações à Renascença na terça-feira, a diretora executiva da Liga Portugal, Sónia Carneiro, revelou que o calendário dos 90 jogos que restam até ao fim do campeonato será conhecido ainda esta semana e incluirá partidas de segunda a domingo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+