Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

​Já pode ir à praia (e tomar banho), mas respeitando o distanciamento social

19 mai, 2020 - 16:47 • Cristina Nascimento

Época balnear começa oficialmente a 6 de junho, assim, até essa data, não há vigilância nas praias.

A+ / A-
Veja também:

Já é possível ir à praia e tomar banho no mar. A autorização está expressa do decreto publicado em Diário da República, após o Conselho de Ministros da semana passada.

O documento refere que “os cidadãos devem abster-se de circular em espaços e vias públicas” exceto para “deslocações autorizadas pelo presente regime”, entre as quais se lê “deslocações para efeitos de fruição de momentos ao ar livre, designadamente em parques, nas marginais, em calçadões, nas praias, mesmo que para banhos, ou similares”.

As idas à praia devem assim obedecer às regras de distanciamento social e continua a não ser permitido ajuntamentos com mais de 10 pessoas, exceto se pertencerem ao mesmo agregado familiar.

O Governo estabeleceu como arranque oficial da época balnear a data de 6 de junho. Será nessa altura que as praias começam a ter vigilância e será também a partir dessa data que deve entrar em funcionamento o sistema de sinalização por cores para escolher a praia a que pretende ir.

Conheça algumas das novas regras para as praias:

  • Distanciamento físico de 1,5 metros entre utentes (que não façam parte do mesmo grupo)
  • Afastamento de 3 metros entre chapéus de sol, toldos ou colmos
  • Interditas atividades desportivas com 2 ou mais pessoas, como jogar à bola, raquetes ou disco (exceto atividades náuticas, aulas de surf e desportos similares)
  • A informação atualizada sobre o estado de ocupação das praias vai estar de forma contínua, em tempo real, na aplicação "Info praia" e no sítio da Associação Portuguesa do Ambiente na internet.

Portugal contabiliza 1.247 mortos associados à Covid-19 em 29.432 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+