Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Gondomar. ​Idosos sozinhos são acompanhados à distância por voluntários

19 mai, 2020 - 20:56 • Henrique Cunha

Autarquia disponibiliza a cada voluntário um telemóvel. A ideia é fazer o acompanhamento diário de cerca de 300 idosos que não têm suporte familiar.

A+ / A-

Veja também:


Em Gondomar foi criado um banco de voluntários para acompanhar idosos que vivam sozinhos. O projecto “Voluntário D’Ouro Voz Amiga” conta com 90 pessoas para acompanhar os mais velhos, ainda que à distância.

Para o efeito, a autarquia disponibiliza a cada voluntário um telemóvel que tem associado um pacote de minutos, com dados móveis. A ideia é fazer o acompanhamento diário de cerca de 300 idosos.

De acordo com o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, “a autarquia deu formação a esses 90 voluntários através da Pista Mágica, que é a única escola no país, de voluntariado certificado e que tem sede em Gondomar”.

“Esses 90 voluntários, a quem a Câmara também atribuiu um telemóvel e um cartão de voz e de dados, ficam agora a acompanhar diariamente esses 300 idosos nesta primeira fase da transferência do acompanhamento dos técnicos da câmara para os voluntários”, adianta Marco Martins.

O autarca revela que, “complementarmente, também se mantém a rede de apoio montada na altura montamos”, que continua a levar aos idosos que precisam “a medicação, alimentação, compras para que evitem sair de casa”.

Estes cerca de 300 idosos que agora vão ter este apoio à distância fazem parte de um universo de cerca de 1.700 que vivem sozinhos no concelho.

“A Câmara Municipal de Gondomar tem uma base de dados de 18.500 idosos, inscritos no programa Idade de Ouro. E logo quando começou a pandemia, em 10 de março começamos a contactar telefonicamente um a um para perceber as necessidades e para perceber qual era o seu ambiente familiar de suporte”, refere o autarca de Gondomar.

Marco Martins adianta, por outro lado, que “desses 18.500 detectamos que 1.700 moram sozinhos e desses, 300 não têm qualquer tipo de retaguarda familiar ou de vizinhos”.

Assim, “desde meados de março até agora esses 300 foram acompanhados diariamente e monitorizados pelos serviços sociais da camara de Gondomar”, e como “há necessidade de dar continuidade a este acompanhamento e a este apoio que a tanto se habituaram, tanto precisam e tanto merecem”, a câmara decidiu avançar com a iniciativa “Voluntário D’Ouro Voz Amiga”.

“O calor de um abraço à distância” é o lema da iniciativa que dá continuidade ao projecto criado pela autarquia em plena pandemia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+