Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Feiras regressam nos próximos dias ao Nordeste Transmontano

19 mai, 2020 - 16:02 • Olímpia Mairos

A abertura das feiras nos nove concelhos da CIM das Terras de Trás-os-Montes é entendida como uma forma de apoiar o relançamento da atividade económica no território.

A+ / A-

Veja também:


A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes deliberou, por unanimidade, reabrir as feiras semanais e quinzenais no território, a partir do dia 28 de maio.

“Esta decisão surge após a avaliação efetuada à primeira fase de abertura das feiras que limitou o início da atividade à venda de produtos locais”, explica o organismo em comunicado.

De acordo com a CIM das Terras de Trás-os-Montes, a adoção desta medida está também relacionada com a “evolução favorável da situação epidemiológica na região e vai também ao encontro da Resolução do Conselho de Ministros de 17de maio, que prevê a abertura de feiras e mercados”.

A reabertura implicará, sublinha a CIM, “um período de adaptação e estabelecimento de medidas necessárias para o reinício em segurança desta atividade comercial, nomeadamente a elaboração de

planos de contingência a articular com as entidades competentes”.

Assim, a partir do dia 28 de maio, as nove autarquias das Terras de Trás-os-Montes, consideram que “estarão reunidas todas as condições para um regresso das feiras semanais e quinzenais”, alertando que a retoma da atividade “estará envolvida em apertadas medidas de segurança e deverá respeitar todas as indicações emanadas da Direção Geral de Saúde”.

A abertura das feiras nos nove concelhos da CIM das Terras de Trás-os-Montes é entendida pelos municípios como uma forma de “apoiar o relançamento da atividade económica no território, acompanhando a reabertura de outros espaços comerciais”.

As feiras foram suspensas a 11 de março, altura em que o Conselho Intermunicipal, numa atitude preventiva e proactiva, deliberou pelo cancelamento desta atividade económica.

Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais, são os nove municípios que compõem a CIM Terras de Trás-os-Montes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+