Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de ​Covid-19

Dois projetos portugueses vencem bolsa para combater a covid-19

19 mai, 2020 - 19:03 • Sandra Afonso

Deram entrada cerca de 350 propostas, a maioria de Espanha. Ainda assim, dois terços das bolsas ficam em Portugal.

A+ / A-

Veja também:


Dois projetos portugueses conseguiram uma bolsa para combater a covid-19. O concurso foi lançado pela Fundação La Caixa, dona do CaixaBank e do BPI, para financiar propostas luso-espanholas no âmbito da luta contra a atual pandemia. Cada uma recebe 300 mil euros.

A apresentação de candidaturas decorreu entre 27 de março e 15 de abril. Deram entrada cerca de 350 propostas, a maioria de Espanha. Portugal apresentou menos de 50 candidaturas, mas conseguiu um terço das bolsas.

Estava prevista inicialmente a entrega de cinco bolsas, mas “a qualidade das propostas” fez este número aumentar para seis, explicou esta terça-feira o curador da Fundação, Artur Santos Silva.

Declarações feitas durante uma conferência organizada pelo Ceiia, o Centro Tecnológico de Matosinhos, onde está a ser desenvolvido um dos dois ventiladores portugueses – e que é um dos vencedores da bolsa de 300 mil euros.

A outra bolsa foi atribuída a Helena Florindo, da Faculdade de Farmácia de Lisboa, pelo projeto de “reconversão de uma vacina já existente para o SARS, para a covid-19”, explicou Artur Santos Silva.

O curador da Fundação La Caixa criticou ainda a baixíssima colaboração entre as instituições de investigação nacionais. E avisou que Portugal tem de se preparar melhor para garantir os fundos europeus.

“É fundamental que nos preparemos para aceder aos fundos europeus. Nós vamos ter, pelo menos, 100 mil milhões para financiar no próximo programa a investigação científica. Para isso, temos que ter boa investigação, bons projetos e apresentá-los bem.”

Segundo Artur Santos Silva, “esta é uma matéria onde temos que melhorar muito”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+