Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Governo quer retomar visitas a reclusos em junho

19 mai, 2020 - 14:15 • Marta Grosso

Secretário de Estado da Saúde diz que está em curso um plano que inclui a realização de testes a todos os funcionários e colaboradores das prisões, para que, “com as situações devidas de segurança” possa haver visitas.

A+ / A-

A Direção Geral de Inserção e Serviços Prisionais, a Direção-Geral de Saúde, o Instituto Ricardo Jorge e o INEM têm trabalhado em conjunto para garantir o recomeço das visitas às prisões em condições de segurança.

A mensagem foi transmitida nesta terça-feira pelo secretário de Estado da Saúde, na habitual conferência de imprensa diária sobre os números da pandemia em Portugal.

Respondendo a uma questão sobre a preocupação do Sindicato dos Guardas Prisionais, segundo o qual apenas um terço destes profissionais ainda terão sido testados, António Lacerda Sales afirmou que estão em curso “programas específicos relativamente aos planos de contingência Covid”.

Estes planos – feitos em “articulação quer com as autoridades regionais, quer com as locais de saúde – levam em consideração, nomeadamente, os reclusos que regressam de precária.

Esses casos “são colocados em quarentena e são testados”, uma “prova de que o sistema funciona e está a funcionar bem”, alega o governante, adiantando que os reclusos que regressaram infetados "estão já no hospital-prisão São João de Deus”.

Lacerda Sales adianta que “tem havido uma grande colaboração entre o Ministério da Justiça e o Ministério da Saúde, nomeadamente através de dois organismos – o Instituto Ricardo Jorge e o INEM – que há cerca de duas semanas vêm testando todos os funcionários e colaboradores” das prisões.

“Já foram testados cerca de 1.200 no total”, indicou ainda.

O secretário de Estado explicou que os testes começaram a ser feitos no Norte do país, “onde houve maior capacidade, mas está a alargar para o Sul, nomeadamente para a região LVT”, ou seja, Lisboa e Vale do Tejo.

O Governo espera, “com estes planos de contingência ativados quando necessário” poder em junho, “com as situações devidas de segurança”, retomar as visitas, “sendo que estaremos sempre orientados pelas diretrizes da Direção-Geral de Saúde, nomeadamente por uma norma que já existe, que é a norma 16 relativa aos serviços prisionais”.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+