Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

França

Macron perde maioria absoluta na Assembleia Nacional francesa

19 mai, 2020 - 07:26 • Lusa

Dissidentes formaram um novo grupo político que se diz "independente", "nem na maioria, nem na oposição".

A+ / A-

O partido do Presidente francês perdeu, nesta terça-feira, a maioria absoluta na Assembleia Nacional francesa, na sequência da criação de um novo grupo parlamentar, formado por dissidentes do movimento A República em Marcha, o partido de Emmanuel Macron.

Composto por 17 deputados, o novo grupo político, o nono no Parlamento francês, foi oficializado nesta terça-feira, anunciaram os deputados fundadores à agência de notícias France-Presse (AFP).

Numa declaração política escrita pelos deputados dissidentes, eleitos pelo partido do Presidente francês, o novo grupo, batizado "Ecologia Democracia Solidariedade", afirmou ser "independente", "nem na maioria, nem na oposição".

Com a criação da nova formação política – que inclui Matthieu Orphelin, próximo de Nicolas Hulot, ex-ministro da Transição Ecológica de Macron e antigos membros da ala esquerda do A República em Marcha, como Aurélien Taché e Cédric Villani – o partido de Emmanuel Macron perde a maioria absoluta no Parlamento francês.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+