Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

76 milhões de euros. Farmácias batem recorde de medicamentos a crédito

19 mai, 2020 - 11:56 • Marta Grosso

“Em março, cada farmácia assumiu o risco de adiantar 1.027 euros de comparticipações a doentes sem receita médica”, diz presidente da Associação Nacional das Farmácias.

A+ / A-

A concessão de crédito por parte das farmácias atingiu o valor recorde de 76 milhões de euros, avança nesta terça-feira a equipa de consultoria da Glintt para a saúde, Adjustt.

Segundo os dados enviados à Renascença, cada farmácia adianta medicamentos sem custos a 163 portugueses. A rede de farmácias terá, portanto, concedido crédito a entre 450 mil e 500 mil portugueses por causa do estado de emergência decretado no âmbito da pandemia da Covid-19.

Para “evitar a interrupção do tratamento dos doentes crónicos”, cada farmácia assumiu, em março, o risco de adiantar 1.027 euros de comparticipações a doentes sem receita médica.

“Isso só foi possível graças ao bom entendimento das Ordens dos Médicos e dos Farmacêuticos, que chegaram a um consenso para a renovação da dispensa na farmácia, por dois meses, com respeito pela última prescrição médica e com a devida comparticipação”, explica o presidente da Associação Nacional de Farmácias.

Por isso, nesse mesmo mês, a rede reforçou em 7,8 milhões de euros as dispensas de medicamentos a crédito em relação ao mês anterior.

“Felizmente, o Estado já não acumula dívidas como há dez anos”, diz o presidente da Associação Nacional de Farmácias. Assim, é possível “concentrar o nosso esforço de liquidez nos portugueses com necessidades reais, que as farmácias conhecem bem”, diz o dirigente da ANF.

Paulo Cleto Duarte adianta que, agora, “26% das farmácias a enfrentam processos de insolvência e penhora.

Em média, cada farmácia acumula 26.323 euros de créditos concedidos à comunidade que serve.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+