Fotogaleria

Domingo de sol leva milhares de pessoas a passear nas praias de Gaia e Matosinhos

Fotogaleria

Domingo de sol leva milhares de pessoas a passear nas praias de Gaia e Matosinhos

Tempo
|

17 mai, 2020 - 18:25 • Lusa e Redação

Apenas Porto e Lisboa registam mais casos de infecção de Covid-19 do que as cidades de Vila Nova de Gaia e Matosinhos, com 1479 e 1233 casos. A subida da temperatura deste fim-de-semana levou milhares de pessoas a passear nos paredões das praias do norte do país, apesar de a época balnear arrancar a 6 de junho.

A+ / A-

"A praia não constitui um risco para a saúde pública, o que é preciso é compatibilizar o acesso livre à praia com o distanciamento social", afirmou o primeiro-ministro, António Costa, na passada sexta-feira, quando anunciou as regras de acesso aos areais em tempo de pandemia de Covid-19.

A subida da temperatura que sentiu este fim-de-semana levou milhares de pessoas a passear nos paredões das praias de Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

Grupos de amigos ou famílias, com várias crianças, chegaram a fazer trânsito na estrada que dá acesso às praias de V. N. de Gaia.

Em Gaia, várias crianças brincam no parque infantil enquanto os adultos aproveitam para fazer caminhadas ou andar de bicicleta.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), este domingo registou-se 24ºC nas praias junto ao Porto.

Em Matosinhos, a Polícia Marítima fez patrulha nos areais. Os agentes abordaram algumas pessoas sem máscara ou viseira.

Nesta nova fase, António Costa anunciou que haverá um sistema de semáforos em cada praia e será criada uma aplicação para os banhistas, antes de saírem de casa, saberem se os areais estão com pouca ou muita gente.

Será obrigatório o distanciamento físico de 1.5 metros entre utentes que não façam parte do mesmo grupo e um fastamento de 3 metros entre chapéus de sol, toldos ou colmos.

Estão interditas atividades desportivas com duas ou mais pessoas, como jogar à bola, raquetes ou disco, exceto atividades náuticas, aulas de surf e desportos similares.

A informação atualizada sobre o estado de ocupação das praias vai estar de forma contínua, em tempo real, na aplicação "Info praia" e no sítio da Associação Portuguesa do Ambiente na internet. O estado de ocupação será anunciado através de sinalética tipo semáforo na praia: Verde: ocupação baixa (1/3); Amarelo: ocupação elevada (2/3); Vermelho: ocupação plena (3/3).

Está interdito o estacionamento fora dos parques e zonas de estacionamento ordenado e há a possibilidade de interdição total da praia por motivo de proteção da saúde pública, em caso de incumprimento grave das regras pelas concessionárias ou pelos utentes.

Em regra, cada pessoa ou grupo só pode alugar toldos ou barracas de manhã (até 13h30) ou tarde (a partir das 14h00) e há um máximo de 5 utentes por toldo, colmo ou barraca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    18 mai, 2020 Lisboa 10:12
    Quase todos sem máscara, viseira então todos sem, mas depois vão entupir Hospitais, eles e os que eles contagiaram ... A Vida tem de continuar, mas um bocado de bom senso e responsabilidade, não ficava mal
  • Petervlg
    18 mai, 2020 Trofa 09:04
    Referenciem estas pessoas e não eram aceites, para tratamento, se contraíssem covi, era fácil acabar com estas invasões estupidas e imprudentes.
  • Ivo Pestana
    17 mai, 2020 Funchal 19:45
    Gente teimosa e imprudente. Pensam que está tudo bem e que só acontece aos outros.

Destaques V+