Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Merkel valoriza papel da imprensa durante a pandemia

16 mai, 2020 - 13:50 • Lusa

A chanceler alemã disse que a democracia precisa de "factos e informações" capazes de discernir entre "verdade e mentira".

A+ / A-

Veja também:


Os jornalistas devem poder confrontar um Governo e todos os atores políticos com uma perspetiva crítica", disse Merkel na sua mensagem semanal aos seus compatriotas, dedicada ao 75º aniversário da imprensa livre que surgiu após a queda do nazismo.

A democracia precisa de "factos e informações" capazes de discernir entre "verdade e mentira" e, ao mesmo tempo, projetar "diferentes perspetivas sobre a realidade e a diversidade de opiniões", estimou.

Merkel recordou na sua mensagem o aparecimento dos primeiros expoentes da imprensa livre "sob a liderança dos Aliados" depois da capitulação do Terceiro Reich em 8 de maio de 1945.

A líder alemã disse que para certos setores, os média dão uma opinião tendenciosa sobre a realidade. "Não vejo assim, muito pelo contrário", disse Merkel

"Todos os dias aprendemos algo, especialmente da ciência, que nos fornece novos conhecimentos. É absolutamente importante entendê-los e, para isso, temos a oferta dos media, tanto público quanto privado, analógico e digital", acrescentou.

Merkel concluiu a sua mensagem recordando a situação sob regimes autoritários e lamentou os "ataques que os jornalistas também sofrem em nossa sociedade democrática".

Nas últimas semanas, houve ataques sucessivos contra equipas da televisão pública alemã e outros profissionais dos media em protestos de diferentes vertentes contra as restrições impostas para interromper a pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Este sábado, foram anunciadas marchas contra medidas governamentais em várias cidades alemãs, de Berlim a Munique, Hamburgo e Estugarda.

Concentrações de mais de 50 pessoas não são permitidas na capital, mas em Estugarda o limite é de 5 000 participantes.

Nessas marchas observa-se uma presença crescente de grupos de extrema-direita, misturados com defensores das teorias da conspiração, extremistas de esquerda ou cidadãos que são contra as restrições por diferentes razões, inclusive económicas.

Na Alemanha, a norma do distanciamento físico e social foi imposta contra a pandemia, mas as saídas a dois, assim como o desporto ao ar livre, continuaram a ser permitidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+